Destaques

terça-feira, 14 de junho de 2011

DOAR SANGUE FAZ BEM E SALVA VIDAS, SEJA UM DOADOR.

Hemopi faz ato para sensibilizar população no Dia do Doador

 

Ato em frente ao órgão quer conscientizar mulheres e doadores de plaquetas para a doação.


Desde os 18 anos, a funcionária pública Natércia Cândida é voluntária de doação de sangue. Hoje, aos 31 anos, ela sente orgulho em dizer que já doou 47 vezes e comemora, nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Natércia juntou-se a outros funcionários do Hemocentro do Piauí numa comemoração em frente ao órgão. O objetivo da campanha de doação de sangue deste ano é atrair mulheres, doadores de plaquetas e fidelizar os voluntários.

Segundo o diretor do Hemopi, Antonio Lages, o medo ainda atrapalha na captação de doadores. "As pessoas têm medo e um certo receio de doarem sangue e quando vêm motivadas para ajudar uma pessoa e vêem que esse medo é insignificante, passam a doar rotineiramente e sabem da importância de salvar vidas com esse gesto", declara.

Atualmente, o Hemopi possui 700 bolsas no seu estoque de reserva. Porém, são necessárias entre 800 e mil. Para o órgão o ideal seria se ao menos 50% dos doadores voluntários retornasses duas vezes ao ano.

"O que nós precisamos é de regularidade. Se 3% da população doasse duas vezes por ano, como prevê o Ministério da Saúde, não faltaria sangue para quem precisa", destaca Maria Teixeira, funcionária do Hemopi.

Atualmente, o Hemopi tem estoque de 4 mil bolsas ao mês, conseguidas principalmente através de coletas externas na capital e no interior.



Com Informações do Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox