Destaques

sexta-feira, 3 de junho de 2011

GESTORES ESTADUAIS, QUEREM MUITO MAIS DO BANCO MUNDIAL

Governadores do Nordeste querem maior parceria com Banco Mundial

 


Os governadores do Nordeste querem um Banco Mundial mais agressivo nas parcerias com os estados nordestinos. Essa diretriz foi a tônica de diversos pronunciamentos no encontro dos governadores com o presidente do Banco, Robert Zoellick, que aconteceu nesta sexta-feira (3), em Recife.

O desejo dos governantes nordestinos é terem o apoio do banco no desenvolvimento local, como estratégia de transformação da realidade econômica e social da região.

"O Nordeste deixou de ser o problema do país para se transformar numa das soluções para o crescimento do Brasil", ressaltou o governador Wilson Martins.

Para o governador piauiense, o Banco Mundial tem uma vocação muito clara, de enfrentamento das mazelas sociais, coincidindo com as diretrizes abraçadas por praticamente todos os estados nordestinos. Marcelo Deda, governador de Sergipe, afirmou que o Nordeste não está pedindo esmola, mas apoio para a realização de projetos que aprofundem as mudanças.

Tom semelhante foi usado pelos demais governantes, cada um acrescentando aspectos específicos de seus estados. No caso do Piauí, o governador Wilson Martins ressaltou três pontos centrais de interesse do estado: o setor educacional, com ênfase na formação da juventude; o desenvolvimento verde, que significa crescer sem descuidar do meio ambiente; e a gestão pública eficiente, uma das atenções prioritárias do governador Wilson Martins.

Esse tipo de investimento é decisivo para gerar serviços públicos de qualidade e maior eficiência na gestão dos recursos públicos. A proposta do Piauí foi recebida com interesse pelo presidente da instituição, Robert Zoellick, que destacou o potencial do Piauí como investimento local. Enfocou particularmente a produção de alimentos, uma necessidade do planeta que o Piauí pode atender de forma representativa.


Com Informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox