Destaques

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SEMIÁRIDO PIAUIENSE: MUNICÍPIOS EM ALERTA POR CAUSA DA SECA

Mesmo com o período chuvoso se configurando em todo o Estado, a Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) informa que há municípios do semiárido piauiense que estão em situação de alerta por conta da falta de precipitações. Segundo dados do órgão, em 2011, quinze cidades do Piauí decretaram emergência por causa da seca que atingiu um total de 98.034 pessoas.

Segundo o assessor técnico da Defesa Civil, Expedito Soares Cavalcante, o órgão está recebendo ligações de municípios onde a chuva não cai desde o início do mês de dezembro. “Essas cidades estão aguardando as precipitações para a próxima semana. Se ela não cair, a situação vai se agravar”, descreve.

Cavalcante explica ainda que além da seca outro problema que pode acontecer é o excesso de chuva, já que há previsão de que em fevereiro elas ocorram em grande quantidade por todo o Estado. “As chuvas ainda estão abaixo da média e o nosso receio é que venham com grande intensidade num curto espaço de tempo como está acontecendo em outros Estados. Nesse caso haveria a possibilidade de prejuízos por causa das enchentes”, diz o técnico.

A recomendação da Defesa Civil é que as prefeituras já executem o trabalho de desobstrução de córregos e bueiros para que haja vazão das águas. “Boa parte dos problemas com enchente se dá por falta de estrutura, limpeza nos rios”, aponta.

Redes sociais
A Defesa Civil criou ainda um perfil na rede social Facebook para dar dicas e orientações sobre a meteorologia, onde as previsões para todo o Estado são divulgadas diariamente. O endereço é www.facebook.com/SecSedec. Há ainda o perfil no Twitter @dcivilpiaui.

Tempo
A previsão para esta terça-feira é de céu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas em todo o Piauí com ventos fracos e modulados. A mínima no Estado foi de 19ºC e a máxima será de 36ºC. Em Teresina a máxima será 32ºC e a mínima 22ºC.



Com Informações do Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox