Destaques

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CASTELO DO PIAUÍ: Chuvas Abaixo da Média Preocupa Prefeitos da Região Norte

O setor de meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que o período das chuvas no Norte do Estado está ficando cada vez mais caracterizado enquanto no Sul do Estado as precipitações tendem a diminuir. O levantamento considera as atuais condições oceânicas e atmosféricas.

Para o período de março a maio de 2012, a maioria dos modelos de previsão de clima indica chuvas para o Piauí. No Sul do Estado, o período chuvoso deve ficar abaixo da média histórica no referido trimestre. Na região central e no Norte, há 75% de chance que as precipitações fiquem na média ou abaixo do índice histórico.

Previsão
A previsão é realizada com base em modelos meteorológicos. No entanto, na região Sul do Estado, como os sistemas meteorológicos que favorecem as chuvas já estão menos intensos, há maior tendência de que o regime pluviométrico permaneça abaixo da média, no trimestre.

Nessa época do ano, um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no Piauí, é a Zona de Convergência Intertropical – ITCZ, que está se aproximando da região norte do estado. Isto deverá iniciar, efetivamente, o período chuvoso. Mesmo assim, as chuvas deverão ficar abaixo da média no trimestre.

Em Castelo do Piauí, a secretaria de desenvolvimento rural SDR, distribuiu cerca de 1.600 Kg de sementes para os agricultores locais. Aproximadamente 200 foram beneficiados e cada um recebeu 4 quilos de milho e feijão. As sementes distribuidas servirão para o plantio das roças no periodo invernoso deste ano.

A entrega foi centralizada no prédio do Emater-Pi. Os agricultores cadastrados compareceram e levaram o milho e feijão para suas respectivas propriedades. Com as chuvas caidas nos últimos dias em nosso municipio acreditamos que o plantio das sementes já tenha acontecido.



Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox