Destaques

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dom Jacinto Oliveira é o Novo Arcebispo de Teresina

O administrador Diocesano da Arquidiocese, padre Tony Batista, anunciou na manhã desta quarta-feira de cinzas (22) que Dom Jacinto Oliveira, Bispo de Crateús, será o novo Arcebispo de Teresina. A posse está marcada para o dia 6 de maio na Catedral Nossa Senhora das Dores.

O padre Tony Batista, administrador diocesano, está no cargo desde agosto do ano passado, quando o Bispo Dom Sérgio da Rocha foi transferido para Brasília. O padre deus as boas-vindas ao escolhido por meio de uma carta distribuída à imprensa.

“Dom Jacinto é preparado, simples e que tem uma forte identidade com a realidade do povo piauiense, porque é nordestino como nós. Foi uma excelente escolha”, afirmou Padre Tony Batista ao fazer o anúncio.

O novo arcebispo é natural de Bacabal (MA). “Dom Jacinto é muito conhecido e respeitado na comunidade católica, já tendo participado de eventos e atividades religiosas em Teresina”, afirmou Padre Lauro, que trabalha no setor de comunicação da Diocese de Teresina.

Também estavam presentes os bispos de Picos, Dom Plínio Luz; Oeiras e Floriano, Dom Juarez; Parnaíba, Dom Alfredo; Campo Maior, Dom Eduardo e os arcebispos eméritos de Teresina, Dom Miguel e Dom Celso Luís.

O arcebispo pode ficar na função até os 75 anos.


Carta escrita pelo padre Tony Batista:


NOTA DE BOAS VINDAS


Observando a nossa caminhada percebemos o quanto Deus tem sido bondoso para com a Igreja de Teresina. Sempre Ele tem nos mandado pastores solícitos, bons, generosos, competentes e, sobretudo, homens de Deus, dedicados ao nosso povo.

Ainda sentimos a presença marcante de Dom Sérgio da Rocha, nosso último Arcebispo que foi transferido para a Sede de Brasília. Temos muitas saudades dele!

Hoje, contudo, o Senhor voltou o seu olhar para nós e nos mandou o novo Arcebispo. Estamos contentes, radiantes, esperançosos e, sobretudo, gratos a Deus por nos mandar aquele que vem nos confirmar na fé e animar a nossa caminhada rumo ao Reino Definitivo.

Seja bem vindo, senhor Arcebispo, Dom Jacinto. Nós o acolhemos com a mesma ternura que acolhemos nossos pastores anteriores. Estamos felizes pela escolha do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Agradecemos a Deus por nos ter mandado o senhor como nosso pastor e guia. Estamos de braços e corações abertos para acolher o senhor como nosso Arcebispo. Conte conosco, com os padres, religiosos e leigos valentes e trabalhadores, missionários e dedicados, simples, porém apaixonados por Cristo e a sua Igreja. Não mediremos esforços para ajuda-lo na missão evangelizadora nesta Igreja de Teresina.

Agradecemos ao senhor, Dom Jacinto, pela disponibilidade em aceitar mais este chamado do Senhor. Se o senhor diz que vem logo, desde agora somos felizes!

O senhor vai encontrar uma “Igreja que por graça de Deus e na força do Espírito, é rica de dons e de carismas, em operosidade evangélica e em amor pelos pobres e esquecidos”. Uma Igreja que está a serviço da vida e da esperança, que promove o bem e a verdade, que dialoga com o nosso povo e que assume o rosto missionário de Jesus, o Salvador.

Certamente que o senhor encontrará também dificuldades. Somos tão humanos como em qualquer outra Igreja, mas dispostos a viver a unidade e a colaborar com o senhor, no seu pastoreio. Conte conosco, senhor Arcebispo, e seja bem vindo à nossa amada Igreja de Teresina.

Teresina, 22 de fevereiro de 2012


Pe. Tony Batista
Administrador Diocesano



Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox