Destaques

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

AVEP: Ronnivom Assume e Prevê Ano de Dificuldades !!


        Foto: Portalodia.com 
Em solenidade simples, a nova diretoria da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP) tomou posse na manhã deste domingo (30). A transmissão do cargo aconteceu na sede da entidade, localizada no centro de Teresina.

Cercado por familiares e companheiros de gestão, o vereador Ronnivon de Sousa Lima (PSB), de Assunção do Piauí, assumiu a presidência da AVEP. Prestes a iniciar o primeiro mandato de vereador, ele faz planos para fortalecer a categoria.

A organização da entidade é o passo inicial. A AVEP sequer tem uma sede própria. A atual, um imóvel na Rua Gabriel Ferreira, está com aluguel atrasado. O distanciamento da base fez com que a associação perdesse em representatividade. O novo presidente quer trazer novos filiados.

"Das 224 Câmaras, apenas 54 são filiadas à AVEP. Nossa meta é sanar pendências e fazer com que a AVEP seja importante na vida dos vereadores, para que eles se filiem", projeta Lima, que também pretende reativar as 14 regionais da associação.

Em parceria com os órgãos de controle externo - TCE, MPE, MPF, CGU e TCU, por exemplo - a diretoria da AVEP quer organizar cursos de capacitação. A ideia é "aperfeiçoar o conhecimento dos vereadores", melhorando sua atuação parlamentar.

O novo presidente sabe que os próximos anos serão difíceis para o Legislativo municipal. O número de parlamentares cresceu na maioria dos municípios piauienses. O aumento, entretanto, não foi acompanhado por um maior orçamento. A partir da legislatura que se inicia em janeiro de 2013, as Câmaras terão mais vereadores e os mesmos recursos financeiros. "Isso vai tornar a gestão mais difícil para os presidentes de Câmaras", avalia Ronnivon Lima.

Entretanto, o maior desafio da entidade para os próximos anos envolve um esforço nacional. A AVEP é contra a proposta de emenda à constituição (PEC) 35/12, em tramitação no Senado, que quer extinguir a remuneração recebida por vereadores em municípios com até 50 mil habitantes. Se aprovada, a proposta afetará 90% das câmaras municipais do país.

"As câmaras, os vereadores e as associações vão ter que batalhar muito para barrar essa PEC. Vamos buscar apoio das associações dos outros estados e da União dos Vereadores do Brasil para juntos encampar um movimento e, juntos, tentar barrar essa PEC que pode prejudicar muitos vereadores", diz o presidente da União das Câmaras do Piauí.

Veja fotos da posse da nova diretoria da AVEP:









Fonte: Portal O Dia
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox