Destaques

domingo, 30 de dezembro de 2012

HUT: Enfermeiros da FMS Vão Parar Nos Dias 31 e 1º de Janeiro !!


Os enfermeiros e técnicos em enfermagem vinculados à Prefeitura de Teresina confirmaram que irão paralisar suas atividades nesta segunda (31) e terça-feira (1°).  Com isso, o atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e demais unidades de saúde do Município ficará comprometido neste fim de ano, quando a demanda deve aumentar consideravelmente. 
A paralisação se deve a cortes no pagamento do mês de dezembro. Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), João Sérgio Moura, não foram pagos a taxa de insalubridade, o adicional noturno e o plantão extra. "Todos os enfermeiros, sem exceção, tiveram essa retirada. Eles receberam apenas o salário-base, sem os adicionais. Em alguns casos, os descontos chegam a R$ 1.500,00", afirmou.
Somente 30% do efetivo será mantido durante a paralisação, de forma que apenas as emergências graves serão atendidas. "Uma fratura fechada, um corte que só precise de sutura, uma dor de barriga não serão atendidos. Só serão atendidos hemorragias, traumas de cabeça e tórax, casos que precisem de cirurgias, com risco iminente. Nós já estamos comunicando a população com antecedência, para que diminuam os casos de negligência e imprudência", destacou o presidente do sindicato.
João Sérgio disse que a categoria tentou negociar com os gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS), mas não obteve sucesso. "Nenhum superior nos recebeu. Só tinha subordinados. Ninguém nos deu uma satisfação. Nós protocolamos um ofício no Ministério Público, mas o órgão está de recesso", ressaltou. 
Com a mudança de gestão no Executivo municipal, no dia 1º de janeiro de 2013, os enfermeiros temem não receber os valores deduzidos. "A administração pública é contínua e impessoal. Quem estiver na cadeira vai ter que resolver. E o gestor que furtou o dinheiro deve responder criminalmente. Não há justificativa para esse dinheiro estar faltando em caixa. O nosso salário deveria ser inviolável", frisou João Sérgio.
Atualmente, há cerca de 900 enfermeiros e 1.400 técnicos em enfermagem vinculados à FMS. Também está prevista, para a próxima quarta-feira (2), uma manifestação da categoria, em frente à sede da Fundação.

Fonte: Portal O Dia
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox