Destaques

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Romã e Uva São as Frutas Mais Vendidas Para Simpatias de Fim de Ano !!


Com a proximidade do réveillon, as bancas e boxes da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) reforçam os estoques de frutas para atender aos supersticiosos. Romã e uva são as campeãs de procura.


Desejando sorte ou apenas uma mesa mais bonita, os clientes da Ceapi rodam pelas barracas em busca do melhor preço. “A procura por estas frutas aumenta muito, romã então, nossa, chega até a faltar”, disse o permissionário Eudes Marques.

A aposentada, Isabel Aragão, de 63 anos, que compra semanalmente na Ceapi, disse que segue a tradição de comer 12 uvas, uma para cada mês, e guardar as sementes por tradição familiar. Questionada se a simpatia realmente dá sorte, ela disse prontamente: “Não tenho a menor dúvida!”, falou entre risadas.


Por uma questão mais estética do que supersticiosa, lichia, ameixa, cereja, figo e pêssego também são alvos nesta época. O auxiliar agrícola da Ceapi, João Cícero Lima,  diz que é comum que as pessoas procurarem estas frutas para enfeitar a mesa da ceia de ano novo, principalmente as vermelhas. Ele lembra também que a lichia e a cereja são colhidas apenas nesta época do ano, o que também aumenta a procura dos consumidores.

Simpatias

Romã
A fruta é cheia de sementes, razão pela qual é muito associada à prosperidade, fartura e fertilidade. Uma das simpatias mais recorrentes envolvendo esta fruta diz que é preciso segurar três sementes nos dentes à meia noite. Estas sementes devem ser secas posteriormente e envoltas em papel branco, para que enfim sejam guardadas durante todo o ano seguinte.

Uva
As preferidas pelos supersticiosos são aquelas com semente, e simbolizam boa sorte para os próximos meses. A simpatia mais comum envolve 12 uvas, uma para cada mês do ano seguinte. Elas devem ser ingeridas uma seguida da outra, cada uma com referência a um desejo diferente. As sementes devem ser guardadas juntas, de preferência na carteira se o objetivo for ganhar mais dinheiro. Algumas pessoas optam por sete uvas, ou outro número que lhes traga sorte.


Fonte: Cidadeverde.com
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox