Destaques

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Piauí Perdeu Mais de 60 Mil Reses em 2.012 Devido a Seca Histórica !!


O longo período de estiagem foi responsável por uma diminuição brusca do número de animais da raça bovina no Piauí, a redução foi em torno de 3%, o que significa que mais de 61 mil saíram das estimativas sendo comercializados para outros estados ou morreram de sede ou fome. O Piauí está entre os estados com mais prejuízos com a seca, a situação só não foi pior por causa de um pacote de programas de emergência para combater a falta de chuva.

Foto: Francisco Leal

Para o secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), Rubem Martins, a situação poderia ser ainda pior se o Piauí não tivesse lançado um pacote emergencial para combater a estiagem como a perfuração de poços, distribuição de cisternas, construção de barraginhas e o uso de carros-pipa. “A situação poderia ser pior se o Governo do Estado, através de investimentos próprios ou parcerias, não tivesse realizado projetos de combate à estiagem em todas as regiões, é um problema crítico, que gera um prejuízo enorme, trabalhamos de todas as formas para diminuir este impacto no nosso homem do campo”, disse.

De acordo com o diretor da Adapi, José Antônio Filho, a redução surpreendeu, já que a cada campanha contra aftosa, onde era feito o levantamento do rebanho bovino, o crescimento era de 20 mil animais. “A estiagem não prejudicou apenas uma região, foi todo o Piauí, em todos os cantos os criadores para não perder ainda mais o rebanho tiveram que comercializar os animais, em algumas regiões nem isso conseguiram porque os animais estavam muito debilitados”, disse.

Na reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre os governadores e a presidenta Dilma Rousseff, realizada nessa terça-feira (2), o governador Wilson Martins pediu a desburocratização nas políticas contra a seca do Nordeste. Dilma se mostrou favorável ao processo e assinalou que os recursos podem ser depositados fundo a fundo para os estados que estão com suas contas em dia, como é o caso do Piauí.


Fonte: Ascom/SDR
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox