Destaques

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Buriti dos Montes é Destaque no Simpósio Internacional de Arte Rupestre !!

No intermédio de 21 a 25 de julho deste, aconteceu em Teresina, importante evento que tem como função precípua, estimular e divulgar a pesquisa científica no campo da arqueologia. Tal atividade se reveste de vital importância quando falamos de Piauí, que conta com um parque nacional, patrimônio cultural da humanidade (UNESCO), Serra da Capivara, que possui a maior concentração de arte rupestre do mundo.

Sem embargo, em todo o território piauiense encontramos uma infinidade de sítios arqueológicos, no que concerne à margem direita do extenso vale do rio Parnaíba, tendo como uma de suas características a maior incidência de sítios de pinturas, do que de gravuras rupestres. No caso do município de Buriti dos Montes, com área de 2.600 Km², localizado na exata entrada oeste do grande cânion do Rio Poty, foi onde o ameríndio encontrou as condições ambientais adequadas para ali deixar encravado nos grandes blocos rochosos negros que circundam as águas do Poty, suas impressões gráficas. São tantas as gravuras ali encontradas, com tamanha beleza e graciosidade no traço que faz dessa região um contraponto em magnitude com a Serra da Capivara, mais ao sul do Estado, sendo o cânion situado no centro norte.

Na ocasião do referido colóquio científico conjugado: X Simpósio Internacional de Arte Rupestre e a V Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR, o arqueólogo Wellington Lage apresentou seu trabalho tendo como foco as gravuras rupestres do cânion do Rio Poty, cuja repercussão se fez muito positiva entre os demais presentes. Na parte externa do cine teatro da universidade federal do Piauí, local do simpósio, a prefeitura de Buriti dos Montes montou um estande promocional, onde apresentou aos mais de 300 participantes, o seu potencial arqueológico e eco-turístico.

A estratégia funcionou a contento e muitos contatos foram efetivados. Dentre os arqueólogos que passaram pelo estande, citamos as referências internacionais, André Prous, da Universidade Federal de Minas Gerais, Gabriela Martin, da Federal de Pernambuco, Edithe Pereira, do Museu Emílio Goeldi/Pará, Conceição Lage, da UFPI, muitos dos quais agendaram visitas ao cânion. Estão de parabéns os anfitriões, Universidade Federal do Piauí, os promotores e patrocinadores como um todo, a ABAR, CAPES, CNPQ. Agora, necessário se faz a sensibilização dos gestores públicos no sentido de inserirem a questão arqueológica na agenda política piauiense, a fim de que novos investimentos possam ser carreados para a proteção e aproveitamento econômico sustentável deste imenso patrimônio cultural incrustados nos sertões de dentro do Piauí!!!



Por: Benedito Rubens Luna de Azevedo/Especialista em Conservação de Arte Rupestre

Coordenador Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Buriti dos Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox