Destaques

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CASTELO DO PIAUÍ: Porque o Banco do Brasil Foi Assaltado 18 Anos Depois ?

A agência do Banco do Brasil de Castelo do Piauí, foi roubada no último fim de semana, isso é fato. Que o roubo aconteceu na madrugada de domingo (3), há controvérsias. A ação criminosa foi notada na manhã de segunda-feira (4), quando os funcionários chegaram no local para iniciar o expediente bancário, imediatamente comunicaram o caso à polícia que deu inicio às investigações. 

O que poucas pessoas sabem ou sabiam, é que toda a maquinação para arrombar a parede que fica na parte de trás da agência começou no sábado (2), e foi percebida pelo vigia da Praça Lizandro Deus de Carvalho (Praça da Prefeitura), e informado para a polícia militar na pessoa do Sd. Elias Júnior, que esteve nas proximidades e como não viu a continuação do movimento suspeito resolveu fazer rondas esporádicas no perímetro. 

O que não conseguimos entender, é como o militar avisado de uma possível ação criminosa não oficiou os seus superiores a respeito, e tão pouco alertou as demais autoridades competentes no sentido de evitar o que terminou acontecendo: Bandidos adentrando ao prédio da instituição bancária, eliminando o sistema de alarme, arrombando o cofre e levando cerca de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais), em notas danificadas ? Outra interrogação: No momento em que foi atender o chamado do vigia noturno, ele ao invés de estar reforçado por companheiros de farda, estava na companhia de um dos filhos e um integrante da segurança apoio ? Aqui é bom ressaltar que minutos depois uma viatura da PM-PI, dirigida pelo próprio Elias e outro militar foi inserida na ronda.

Na terça-feira (5), nossa reportagem abordou o vigia, que foi categórico ao nos dizer "No domingo, me tranquei no Prefeitura, temi o retorno dos assaltantes, não tive outra opção". Daí faço a seguinte indagação: O vigia previu o óbvio ululante, e porque não o militar que tem preparo e experiência para tanto ? Na manhã desta quarta-feira (6), procuramos o Delegado Laércio Evangelista, para tratar do caso, ele não pôde nos atender pela manhã, mas se comprometeu a nos receber no período da tarde, assim o foi. Fiz indagações ao representante da Polícia Civil, ele disse que conversou com Elias Júnior, e considerou pertinente as explicações dadas, e adiantou que ouviria o vigia para se necessário tomar as providências cabíveis inerentes ao que foi exposto no referido episódio.

Para encerrar: Uma coisa é certa, depois de 18 anos o Banco do Brasil de Castelo do Piauí, voltou a ser assaltado, e por enquanto não há previsão de quando o atendimento seja normalizado. A população e os comerciantes estão sofrendo as consequências deste ato criminoso. Esta é a verdade, nua e crua.



Por: Jurandir Viana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox