Destaques

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ESTADO DO PIAUÍ: Concursados do Corpo de Bombeiros Querem Saber Porque Ainda Não Foram Chamados !!

A reportagem do Blog JB Informa entrou em contato com a Comissão dos Aprovados e Classificados do Concurso do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí 2014 - CADAC/CBMPI, onde buscou algumas informações inerentes a situação em que se encontra os 228 concursados que ainda esperam para serem chamado pelo Governo Estadual, mesmo que o processo já esteja homologado no Diário Oficial da União. Na oportunidade conseguimos contato com Wesley Demes, presidente da comissão.

Wesley Demes (Foto: TV Canal 13)

Com bases em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba e apenas 346 homens o Corpo de Bombeiros do Estado tem que fazer o que pode para atender os 224 municípios do Estado.

Wesley Demes destacou que a situação atual é de muita ansiedade, visto que os aprovados estão lutando a cada dia para poder dar sua contribuição para a melhoria do Estado. O presidente da comissão ressaltou que o efetivo no Estado é insuficiente e que é clara a necessidade da chamativa dos aprovados. “A Corporação atualmente encontra-se em uma situação de extrema dificuldade com a falta de efetivo, os Bombeiros Militares têm que abrir mão das suas folgas para trabalharem voluntariamente no intuito de atender o maior número de ocorrências possíveis. Para se ter uma ideia, atualmente o déficit é de mais de 1000 homens previsto em lei.”

O presidente da comissão ressaltou em sua fala que o Corpo de Bombeiros é terceira maior fonte arrecadadora do Estado, perdendo apenas para a Secretaria de Fazenda e o Detran. Além disso, Wesley Demes frisou que Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí ao longo dos anos vem sofrendo com o descaso por parte do poder público, onde segundo ele instituição é a última na lista de Instituições no nordeste por efetivo e uma das menores do Brasil. Visto isso, para se ter uma ideia, em Alagoas , quarto lugar, que tem uma população aproximada a do Piauí, o efetivo do Corpo de Bombeiros lá é de 1.326 (um mil trezentos e vinte e seis) homens, números que superam o Piauí amplamente.

Wesley Demes também falou de dados alarmantes para a instituição que já possui número baixo de funcionários. “Em 2008, o efetivo era de 300 homens, de lá pra cá em sete anos foi realizado apenas um concurso para 80 vagas, no governo Wellington Dias, ou seja, em comparação com o efetivo de hoje ao invés de a corporação crescer está é regredindo. Já saíram mais de 40 homens e até o final do ano a expectativa é de que saiam mais de 50 militares, muitos estão se aposentando por tempo de serviço. Além disso, jovens que lá ingressam estão saindo em busca de concursos que proporcionem melhores condições.”, declarou o presidente da comissão.

Com toda essa situação deixou o apelo. “Isso tudo pode ser amenizado, basta a convocação dos aprovados e classificados no último concurso. São 228 concursados, todos estão homologados no Diário Oficial do Estado, prontos para realizarem os cursos de formação de soldados e oficiais. Sabe-se que mesmo fazendo este complemento, o Estado ainda seria o de menor efetivo do nordeste, mas ajudaria bastante quem está lá trabalhando diuturnamente em suas folgas”, declarou Wesley Demes.

Segundo o governador Wellington Dias, não é possível a convocação dos concursados por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal está estourada o seu limite prudencial. A partir daí Wesley Demes ressaltou que o governo atual convocou 430 policiais militares que iniciarão o curso de formação após o carnaval. Para ele os concursados o que está acontecendo é uma “política de favorecimento de Instituições”. “Então como é possível chamar policiais civis e militares com a LRF estourada e não é possível convocar os concursados do corpo de bombeiros? Se levarmos em conta a situação financeira, era mais viável fazer a convocação dos “Heróis”, pois além do efetivo ser menor o curso de formação seria mais barato em relação aos outros dois já iniciados.” Declarou Wesley Demes.

No final do ano passado, foi inaugurado o GBMAR em Luis Correia, uma companhia de salvamento, até hoje está fechada por falta homens. O Ministro da Aviação anunciou que serão abertos sete novos aeroportos regionais no Estado, inclusive o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato, porém não será possível, pois é necessária a presença de unidades do Corpo de Bombeiros nos mesmos, vistorias duram em média 40 dias para serem feitas e para a entrega dos certificados.

Dentre os aprovados estão pessoas conhecidas da população Juazeirense. Felipe Wanderson Tavares, filho da professora Florisa Tavares, é um daqueles que estão aguardando a chamativa do Governo Estadual. “Estou  ansioso, quero contribuir com a melhoria do meu Estado. A situação é complicada em nosso Estado, pois sabemos que a ONU aconselha 1 bombeiro militar para cada grupo de 1000 pessoas, e aqui no Piauí é 1 Bombeiro para cada 9.000 mil habitantes. Vamos esperar nos próximos dias o decreto que o Governador colocou decretando estado de calamidade Pública no Estado e ver a atitude dele em chama nós aprovados.” Declarou o jovem juazeirense.

ATO DIFERENCIADO, NOTÍCIAS ANIMADORAS E PREOCUPAÇÃO COM O ESTADO

Na semana passada, os concursados fizeram uma manifestação diferente, se mobilizaram e doaram sangue no Hemocentro da Capital (HEMOPI) e conseguiram mais de 100 bolsas de sangue que ajudarão a salvar a vida de muitos piauienses. Além de contar com a participação de amigos, familiares e os próprios Bombeiros Militares. “Podemos dizer que é um gesto heroico e de grande importância para quem pretende seguir uma carreira que acima de tudo está à vida do próximo.” ressaltou Wesley Demes.

Wesley Demes e outros concursados. (Foto: CADAC/CBMPI)
Segundo a ABMEPI (Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí) já existe um estudo técnico-financeiro que garante a viabilidade da realização do curso de formação com todos os aprovados e classificados, tanto para soldado como para oficiais.

Não é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí esteve tão evidente por conta da situação, já foi destaque em matérias nacionais. “Acredita-se que só darão maior visibilidade a esta Corporação após acontecer um incêndio ou vários incêndios de grandes proporções e a instituição não puder atender ou ter que escolher, como já faz hoje, em qual incêndio deve atuar, ou mesmo como foi o caso da Boate Kiss, em Santa Catarina.” Declarou Wesley Demes, presidente da Comissão.



Reportagem: João Barbosa
Informações: CADAC/CBMPI
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox