Destaques

terça-feira, 7 de abril de 2015

Toda Vez Que Outro Canal Peita a Globo, o Corinthians é Campeão; Entenda !!

Calma, torcedor esse não é nenhum tipo de conspiração contra o Timão. É apenas demonstração de uma engraçada coincidência que se repetiu nas vezes em que a Rede Globo foi peitada por suas concorrentes e acabou ficando sem algumas das principais competições de futebol. O Corinthians foi o campeão em todas essas vezes, fazendo a festa das emissoras que transmitiram os campeonatos e levando a Globo ao desespero em termos de audiência.

globo corinthians
O Camelonoradio.com relembra os casos mais famosos de ataques ao poderio da Globo nas principais competições do futebol brasileiro, o que inclui até uma peitada internacional na TV fechada, caso da Libertadores de 2012. Confira a seguir:

- Mundial de Clubes de 2000
A Rede Globo não quis comprar os direitos de transmissão da primeira edição da competição organizada pela Fifa, que seria disputada no Brasil e teria a presença de dois dos clubes de maior torcida no país, Corinthians e Vasco. A Traffic, empresa de J.Hawilla, era a detentora dos direitos de TV e os repassou a sua parceira da época, a TV Bandeirantes. Com o início da competição, em janeiro de 2000, a Globo se arrependeu ao ver o Jornal Nacional batido pelo duelo entre Corinthians e Real Madrid. A emissora não queria originalmente a competição porque os jogos eram disputados no horário das novelas. Segundo a revista Veja do dia 19 de janeiro daquele ano, a Globo tentou comprar os direitos de transmissão da final, que seria realizada numa sexta-feira às 20:00h, mas Band e Traffic peitaram o poderio global e mantiveram sua exclusividade. Resultado: pico de 54 pontos de audiência para a Band e Corinthians campeão mundial.

- Campeonato Brasileiro de 1990
Pouca gente se lembra, mas essa competição foi transmitida com exclusividade pela TV Bandeirantes para todo o Brasil. O Corinthians de Neto e cia buscava o primeiro título nacional de sua história sob comando do técnico Nelsinho Baptista, que havia surgido como surpresa daquele ano após conduzir o pequeno Novorizontino ao vice-campeonato paulista. O resultado foi que mais uma vez o narrador Luciano do Valle se tornou a voz exclusiva de uma conquista do Timão.

- Copa do Brasil de 1995
A Globo ignorava a Copa do Brasil, considerava como uma competição menos importante, apesar dela conceder desde o início uma vaga na Libertadores ao seu campeão. O SBT resolveu apostar suas fichas e fez a Globo se arrepender de novo. O canal de Silvio Santos teve na final do torneio aquela que seria a maior audiência de sua história, só batida seis anos depois pela final da Casa dos Artistas. O Corinthians foi campeão contra o Grêmio, em Porto Alegre, com 52 pontos de média para o SBT.

- Paulistão 2003
No fim de 2002, a Federação Paulista de Futebol resolveu aceitar uma proposta do SBT pelo Paulistão do ano seguinte no valor de R$ 12 milhões, quantia que a Globo não teria aceitado pagar. Mas, na última hora, a emissora carioca voltou atrás e mandou um fax à entidade igualando a proposta da rival. Pelo direito de preferência na renovação, cláusula do contrato anterior, a Globo ficaria com os direitos se fizesse qualquer proposta igual. O problema é que isso foi no último dia útil de 2002 e a FPF alegou não ter recebido o documento, transferindo a competição ao canal de Silvio Santos. Isso virou uma batalha judicial que fez o Paulistão mudar de mãos várias vezes, inclusive culminando com uma transmissão ilegal da Globo na abertura do campeonato. No meio da competição, ambas transmitiram juntas, mas com horários determinados pelo SBT, que fez um clássico Corinthians x Palmeiras ser disputado às 21:00h de uma quarta-feira, forçando alterações imensas na grade da Globo para acomodar JN e novela, além do jogo. A final teve seus jogos em sábados às 18:00h, também em horários ruins para a emissora carioca. Resultado: Corinthians campeão paulista.

- Libertadores de 2012
O Fox Sports chegou ao Brasil e fez valer os direitos que a empresa já tinha desde a década anterior sobre a Libertadores na TV fechada. Como não tinha canal no país, esses direitos eram repassados de forma praticamente automática ao SporTV. Mas, para fazer barulho e conseguir cacife para pleitear espaço nas maiores operadoras de TV paga do país, controladas pela Globo, a Fox teve que tirar o canal fechado global da parada. Assim, a TV Globo ficou com a Libertadores apenas na TV aberta, perdendo todos os outros jogos para o Grupo FOX. Foi logo a Libertadores que o Corinthians ganhou de forma inédita, dando bons índices ao Fox Sports, e forçando um “acordão” a partir do ano seguinte, que levou várias competições do SporTV ao canal rival em troca da competição continental.

Recentemente, o Fox Sports colocou um jogo do Corinthians numa terça-feira às 19:45h e fez a Globo perder pela primeira vez em anos uma transmissão do clube na Libertadores. Será um sinal de sucesso novamente para o técnico Tite e seus comandados? Cenas dos próximos capítulos…



Fonte: Torcedores.com 
Edição: Jurandir Viana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox