Destaques

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Internos do CEM Rejeitam Menores Acusados de Estupro !!

Os menores acusados de estupro coletivo em Castelo do Piauí, cidade distante cerca de 190 Km de Teresina, serão encaminhados para o Centro Educacional Masculino (CEM) ainda nesta segunda-feira (13/07). No local, eles passarão por medidas de ressocialização ao longo de pelo menos três anos.


De acordo com Anderlly Soares, diretor do Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), local os menores estão internados, a transferência deve ocorrer até o final de hoje. Segundo ele, um dos menores já se encontra internado no CEM desde a semana passada, após determinação do juiz Leonardo Brasileiro. A medida socioeducativa foi imposta em relação à outros atos infracionais cometidos pelo menor.

“Vamos realizar a transferência desses menores até o final de hoje. Um deles já se encontra no local e os outros três deverão ser levados hoje. Estamos apenas aguardando um ofício do juiz determinando essa transferência”, explicou.

INTERNOS REJEITAM ACUSADOS


Ainda segundo Anderlly Soares, existe um princípio de mal-estar dentro do CEM. Os demais internos não gostaram da presença desse menor e a possível chegada dos demais. O diretor do Ceip garantiu que estão sendo tomadas medida que asseguram a total integridade física dos adolescentes.

Devido ao possibilidade de alguma reação por parte dos internos, a estratégia tomada pelo CEM foi a de não deixar os menores no mesmo espaço, o que significa que dificilmente eles estarão em contato um com os outros.

“Eles não ficarão juntos para não acontecer esse problema de algum interno tentar fazer alguma coisa contra eles, e também para evitar o contato entre eles próprios”, disse.

No CEM, os menores passarão por medidas de ressocialização que são consideradas brandas. A determinação do juiz da comarca de Castelo do Piauí, foi a de que os quatro fossem responsabilizados para prática de oito atos infracionais. São eles: estupro coletivo, homicídio e tentativa de homicídio. De acordo com o juiz, uma jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça possibilita que todas as penas fossem somadas, totalizando 24 anos de internação para cada um deles.

Contrariando a determinação do juiz, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garante que qualquer menor de idade responsabilizado por algum ato infracional, fique submetido à medidas socioeducativas por um período máximo de até três anos. Aos 21 anos, por exemplo, o menor é obrigado a ser liberado pela Justiça. A entrevista foi concedida ao Jornal Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde, na edição desta segunda-feira (13).

O CEM
O Centro Educacional Masculino de Teresina tem um histórico de ser um local onde se aglomeram os mais perigosos menores do Estado do Piauí. No local, existe uma intensa tentativa de fuga que as vezes é facilitada.

Já neste ano de 2015, alguns menores conseguiram fugir do local e ainda não foram recapturados. A expectativa é de que a segurança seja reforçada para que os menores considerados “os mais odiados do Piauí” não consigam fugir.

No CEM atualmente cerca de 100 menores se encontram reclusos. Os pais dos menores de Castelo do Piauí acreditam que os filhos possam sofrer algumas retaliações dentro do local. A direção garante que a segurança será reforçada para impedir que ações desse tipo venham a acontecer. 



Fonte: O Olho 
Edição: Jurandir Viana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox