Destaques

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Castelo do Piauí Realiza 3ª Conferência da Juventude !!

A terceira Conferência Municipal de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Seu tema é "As várias formas de mudar o Brasil" e o que queremos saber é "Como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?"

O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

Esse processo vai de Maio a Dezembro de 2015 e contará com etapas presenciais em todos os municípios (Como estamos fazendo em Castelo do Piauí, neste 3 de Agosto do ano em curso), estados e com uma etapa totalmente digital. Nesses eventos, serão discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.



Marcaram presença as seguintes autoridades: Prefeito - Dr. José Maia, Presidente da Câmara Municipal - Adalberto Neirane, Secretário de Juventude, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer - Júnior do Zezé, Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Castelo do Piauí - Izanyo Pinheiro Sampaio Mesquita Cardoso de Carvalho, Presidente do CMDCA - Edimilson Araújo, Secretária de Educação - Amparo Maia, Secretária de Saúde - Fernanda Tavares Brandão e Gracinha Martins, que compuseram a Mesa de Honra.





Fizeram uso da palavra: José Ferreira Lima Júnior (Sejuv), Amparo Maia (Semed), Adalberto Neirane e Dr. José Maia, que disse: "Esse momento é importante, estamos com todos os órgãos reunidos, para tirar proveito daquilo que queremos conquistar. A faixa etária da juventude, é onde está o maior número de problemas. Em Castelo do Piauí, temos várias ações voltadas para este seguimento, mas ainda falta. Por isso temos que começar desenvolver mais o quanto antes".

  
Também compareceram: Vereador Raimundo Mineiro, Membros do Conselho Tutelar de Castelo, Representantes de Igrejas, Grupo Bote Fé, Integrantes do Conselho de Juventude, Escolas, Grupos de Danças e Coordenadores da Sejuv.


Por conta da 3ª Conferência Municipal da Juventude, Izanyo Pinheiro, fez o seguinte discurso: "Queridos amigos, é muito importante este momento em que estamos vivendo hoje, dia 3 de Agosto de 2015, realizando a nossa 3ª Conferência Municipal de Juventude, que vem com o tema: "As várias formas de mudar o Brasil". Teremos como eixos norteadores de nossas discussões os direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude. 

O Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13), é um imenso legado para o Brasil. Ao dispor sobre os direitos dos jovens, sobre as diretrizes das políticas públicas de juventude e sobre o estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude, o Estatuto torna a realização de políticas especialmente dirigidas às pessoas entre 15 e 29 anos uma obrigação do Estado, independente da vontade de governos.

Com o Estatuto, o Estado brasileiro reconhece o papel estratégico da juventude no desenvolvimento do país e aponta os direitos que devem ser garantidos de acordo com a especifidade dessa população. São eles: Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; Direito à educação; Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito à diversidade e à igualdade; Direito à saúde; Direito à cultura; Direito à comunicação e liberdade de expressão; Direito ao desporto e ao lazer ; Direito ao território e à mobilidade; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito à segurança pública e o acesso à justiça.

Através da Constituição Federal de 1988, tivemos a oportunidade de realizar estes momentos de encontro e debate, onde a sociedade civil organizada e o poder público sentam-se para discutir propostas de políticas públicas para o bem comum de determinado segmento, no nosso caso a juventude. Por isso se faz necessário o esforço para chegarmos até aqui, representando as instituições que nos enviaram para debatermos propostas para a mudança que queremos, a nossa não participação neste processo , obriga-nos a calar diante do descaso, caso não haja este debate, essa é a hora de saber o que pode se fazer, o que está sendo feito, e o porque de não está sendo feito.

Estão aqui presentes nesta Conferência, jovens membros de Associações, Sindicatos, Escolas urbanas e rural, Igrejas, dentre outras organizações que trabalham com jovens em nosso município. Caros jovens, desejo a todos nós uma Conferência maravilhosa, onde possamos ter boas propostas para se tornarem futuras políticas públicas, sendo apresentadas, tanto no nosso município e estado, como em Brasília, na Conferência Nacional. Sem mais para o momento e usando do ensejo que foi concedido por meio de democrática eleição entre os membros do Conselho da Juventude, declaro assim aberta a 3ª Conferência Municipal de Juventude do Município de Castelo do Piauí".

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Dia 3 de Agosto - Manhã
8:00h - Credenciamento e inscrição para os Grupo de Trabalho
Formação da Mesa de Honra
Momento Cultural - Juventude e Cidadania
Fala das Autoridades

8:30h - Aprovação do Regimento Interno da Conferência
Apresentação dos Eixos Temáticos da Conferência. Conferencistas: Edimilson Pereira de Araújo e Faustino Ribeiro da Silva Júnior.

Tarde
Trabalhos em Grupos por Eixos temáticos. Conferencistas: Edimilson Pereira de Araújo e Izânio Sampaio.
Sistematização e apresentação dos trabalhos dos grupos por eixo
Escolha dos delegados por segmentos
Entrega e discussão das moções dos grupos
Encerramento.



Edição: Jurandir Viana
Fotos: Igo Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox