Destaques

terça-feira, 6 de outubro de 2015

CASTELO DO PIAUÍ: Outubro Rosa !!

A programação elaborada aconteceu nesta segunda-feira (6/10), a concentração inicial foi na praça Aluísio Lima, organizada pela Secretaria de Saúde do município em parceria com os Agentes Comunitários e outras secretarias. Antes de saírem em caminhada que percorreu a Rua Euclides da Cunha, Avenida Antonino Freire, Rua Pedro II, Rua 7 de Setembro e Rua Tiradentes, as (o), participantes, praticaram exercícios de alongamento e atividades lúdicas. 


Fernanda Tavares Brandão (Secretária de Saúde) e Desterro Matos, estiveram a frente do evento, que teve o apoio da Câmara de Vereadores, que se fez representar pelo presidente Adalberto Neirane, Raimundo Mineiro, Ana Belé e Marcelo Mineiro.

No fim da caminhada, houve falas, enaltecendo a importância do movimento que aconteceu pelo terceiro ano seguido em Castelo do Piauí. Logo depois foi oferecido café da manhã para os participantes. 

O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Desde 2010, o INCA participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.

DETECÇÃO PRECOCE

É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é, e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são: 

Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 59 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada 2 anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (Caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau (Mãe, irmã, filha), que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (Nas duas mamas), ou no ovário, em qualquer idade. Conversar com seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada. Em caso de resultado alterado no exame das mamas, a mamografia é indicada e, neste caso, ela é considerada "Mamografia diagnóstica".

O mês de Outubro é dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama. Conhecido por "Outubro Rosa", neste mês todas as mulheres entre 40 e 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de Outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A DOENÇA

O CÂNCER DE MAMA é o câncer do tecido da mama, mundialmente, é a forma mais comum de câncer em mulheres que atingem os 90 anos.

É a segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (Depois do câncer de pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental.

Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o câncer da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.

PREVENÇÃO

O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência.

O auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.

EXAMES

Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.

VEJA AS FOTOS
















Fonte: Secretaria de Saúde/Castelo do Piauí
Edição: Jurandir Viana
Fotos: Igo Rafael 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox