Destaques

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Castelo do Piauí Sediou Seminário Sobre Feminicídio !!

Dando prosseguimento às culminâncias sobre violência doméstica e social contra mulheres, as coordenadorias de polícias Civil e Militar, realizaram na Câmara Municipal de Castelo do Piauí, nesta quinta-feira (5/11), explanações com o tema "Diretrizes Nacionais Para Investigação de Assassinatos de Mulheres". 


O evento movimentou no dia anterior a comunidade Palmeira de Cima, município de São Miguel do Tapuio, local da maior chacina já registrada no Piauí, quando 5 pessoas foram brutalmente mortas com tiros de revólver, pistola e espingarda disparados por "Chiê", que não poupou nem a vida da esposa, assassinada na suíte da residência.

 
Depois que explicaram as técnicas e observâncias para o público alvo (Agentes da Polícia Civil, policiais militares e membros da imprensa local), as palestrantes Eugênia Villa - Subsecretária de Segurança Pública do Estado e Anamelka Cadena do Núcleo de Feminicídio, se dirigiram ao Assentamento Boa Vista (Caraíbas), onde fizeram palestra e orientaram as pessoas presentes sobre o tema recorrente nos noticiários de rádio, tv, jornais impresso e sites da internet. Nesta sexta-feira (6/11), a caravana esteve no Assentamento Campo Verde, município de Sigefredo Pacheco, abordando o tema violência doméstica para os moradores da região.


Usando slides e cópias de matérias jornalísticas, Anamelka Cadena, abordou vários crimes cometidos em Teresina e interior do Piauí, onde mulheres foram mortas com requintes de crueldade e muitos dos algozes, tentaram justificar as mortes alegando motivos fúteis e banais. "Em pleno século 21 não podemos aceitar que mulheres continuem morrendo, porque os homens acham que podem pintar e bordar, e as mulheres devem ser cada vez mais submissa". Se você souber ou conhecer algum caso de agressão contra mulher, ligue para o Disk 180 e denuncie. Inocentes não podem pagar com suas vidas por causa de omissão. Isso é inaceitável disse Anamelka.

      
A Câmara Municipal de Castelo do Piauí, se fez representar pelos edis Adalberto Neirane (Presidente), Júnior do Lalá (Vice-presidente), Reginaldo Lima, Marcelo Mineiro, Jadeílson Pereira e Raimundo Mineiro. 


Na abertura Sérgio Moura Lopes, Coronel da Polícia Militar-PI, diretor de ensino da instituição falou da importância da culminância e disse que as policias do Piauí, são parceiras e vão continuar trabalhando para que as ocorrências contra mulheres diminuam no estado. Marcaram presença Laércio Evangelista (Delegado Regional), Ten. Sousa (Comandante do GPM de Castelo), Irenice de Maria Alves de Sousa (Secretaria de Segurança), Ana Paula (Acadepol), Capitã PM-PI Aparecida Batista, Roseane Lima (Psicologa) e Vilma Alves (Delegada da Mulher).

 
Ao discorrer a respeito do tema, Eugênia Villa, disse que "Polícia é polícia, e policial ou escrivão (ã), não pode confiscar o discurso da vítima". Tudo que for dito em depoimento tem que ser registrado sem nenhuma omissão ou rebusco para o bem do inquérito policial, e bom andamento das investigações inerentes ao crime cometido e seus desdobramentos.





Por: Jurandir Viana
Fotos: Igo Rafael e Ascom/Câmara Municipal      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox