Destaques

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cachaça Fest é Uma Das Festas Mais Comentadas Pelos Brasileiros !!

A diversidade cultural do Brasil e as diferenças entre hábitos e tradições dos povos de cada região são muito bem representadas pelas festas populares espalhadas pelo país. Festa do boi no rolete, da banana, do carneiro no buraco, da costela. Com um apelo gastronômico, os eventos reúnem, todos os anos, milhares de moradores e turistas interessados em conhecer costumes tipicamente brasileiros ou adaptações de hábitos de imigrantes.

Ampliar FotoFoto: Divulgação

Festa da Linguiça reúne cerca de 30 mil pessoas todos os anos (Foto: Divulgação)

Festa da Linguiça
Em Mato Grosso do Sul, na cidade de Maracaju, a Festa da Linguiça, que está em sua 15ª edição, reúne cerca de 30 mil pessoas todos os anos. O evento beneficente é realizado pelo Rotary Clube da cidade, com apoio da prefeitura, e acontece desde 1994, sempre em abril. Segundo a organização, a Festa da Linguiça está no livro dos recordes como a maior linguiça contínua do mundo.                   
              
Para este ano foram confeccionadas mais de 20 toneladas de linguiça.

Ampliar FotoFoto: Divulgação

Festa da Costela ocorre todos os anos em abril e reúne cerca de 8 mil pessoas (Foto: Divulgação)

Festa da Costela
Inspirados em outra festa típica, a Queima do Alho, em Barretos (SP), um grupo de 12 amigos decidiu reproduzir a churrasqueira próxima ao chão para a já tradicional Festa da Costela. Realizada pela Companhia da Costela do Fogo da Solidariedade e apoiada pela Prefeitura de Monte Mor, em São Paulo, a festa beneficente ocorre todos os anos em abril e reúne cerca de 8 mil pessoas.

“A churrasqueira tem 60 metros e neste ano foram assados 3,7 mil quilos de costela, que são consumidos sempre em porções pelos visitantes do evento”, explica Adirson Paviotti, um dos fundadores da Companhia. O evento está em sua sexta edição e tem como objetivo angariar fundos para entidades assistenciais da região.                      

Ampliar FotoFoto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Festa do Queijo ocorre na cidade mineira de Serro, em setembro (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Minas Gerais)

Festa do Queijo
Na primeira semana de setembro, na cidade mineira de Serro, acontece a Festa do Queijo. O evento ocorre para divulgar o produto mais famoso da região, o queijo do serro, primeiro bem registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais, em 2002. Em 2008, o queijo foi inscrito patrimônio cultural brasileiro.

Além dos shows musicais, a corrida de motocross e as barracas de comidas e bebidas típicas, a Festa do Queijo realiza a tradicional eleição do melhor queijo do serro, entre os produtores locais.                           
Festa da Banana
Em Massaranduba (SC), a Festa da Banana, que está na quarta edição, acontece de dois em dois anos, intercalada com a Festa do Arroz. A banana, é claro, é o destaque do evento. Cerca de 5 mil quilos do ingrediente são usados no preparo dos pratos servidos na festa. Durante o evento, as mulheres dos agricultores costumam participar de um concurso culinário com receitas à base de banana.

"A festa ainda não tem uma data definida, porque depende diretamente do calendário da prefeitura e inclusive de eventos das igrejas, para não coincidir", afirma Célio Jaroczinski, presidente da Associação dos Bananicultores, que organiza o evento.
           
Segundo Jaroczinski, a ideia de organizar a Festa da Banana surgiu como uma forma de reforçar a tradição do produto na cidade. "A banana é hoje a segunda principal fonte de renda em Massaranduba. A primeira é o arroz. E nós estamos nos esforçando para superar o produto."

Ampliar FotoFoto: Divulgação

Festa da Galinha tem prova gastronômica "Coma seu Frango" (Foto: Divulgação)

Festa da Galinha
Em São Bento do Una, no agreste pernambucano, a já tradicional Festa da Galinha, ou Corrida das Galinhas, teve sua 12ª edição em julho deste ano. O evento conta com provas envolvendo galinhas e galos treinados por seus donos e tem ainda a competição gastronômica Coma Seu Frango, em que os competidores precisam comer um frango assado no menor tempo possível.

A abertura da festa, que dura quatro dias, sem data fixa dentro do mês, tem apresentações folclóricas e musicais. A prova principal do evento, o Grid de Largada, classifica as nove "máquinas" mais rápidas em cada categoria (galinha e galo). Para a classificação ocorrem quatro treinos oficiais.
Festa do Milho
No Pará, na cidade de Paragominas, há 12 anos, sempre em maio, acontece a Festa do Milho. O evento é organizado pelo Rotary e reuniu, em sua última edição, cerca de 20 mil pessoas. Na festa são servidos pudins, sorvetes, pamonha, polenta com frango, bolos, mingau e curau, entre outros produtos à base do ingrediente. São usadas cerca de 30 mil espigas de milho.

“A ideia de fazer a festa surgiu quando começamos a produzir milho aqui na cidade, porque antes o produto principal era a madeira. Foi uma forma que encontramos de promover nossa agricultura. Estamos planejando agora o Festival da Mandioca e do Abacaxi”, diz Cirlene Neusa Bittner, que participa da festa desde o ínicio.
              
Ampliar FotoFoto: Divulgação/SEBRAE/PI

Cachaça Fest, em Castelo do Piauí, expõe cachaças produzidas no município (Foto: Divulgação/SEBRAE/PI)

Cachaçafest
Desde o ano de 2005, a cidade de Castelo do Piauí (PI), localizada a 190 Km de Teresina, promove o Cachaça Fest. O evento expõe diversos tipos de cachaças produzidas no município e em outras cidades parceiras. Há ainda oficinas de drinks à base de frutas tropicais e seminários para os produtores de cachaça.

A organização da festa, sob responsabilidade da prefeitura e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), afirma que nenhuma bebida é distribuída gratuitamente e não há registro de violência no evento, que reúne em torno de 40 mil pessoas durante os 3 dias do evento.
                                                      
Ampliar FotoFoto: Divulgação

Festa do Boi no Rolete acontece todos os anos em julho, em Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação)

Festa do Boi no Rolete
A Festa do Boi Assado no Rolete, que acontece todos os anos em julho, na cidade de Marechal Cândido Rondon, faz parte das comemorações de aniversário de emancipação administrativa do município. A ideia surgiu em 1978, quando o então vereador Ariovaldo Luis Bier quis homenagear a população assando um boi no rolete, recheado com um porco inteiro.

Durante os festejos do aniversário do município se tornou praxe o concurso do melhor tempero dos bois assados. O número de bois preparados corresponde aos anos completados pelo município. Em 2009, foram assados 49 animais.
                        
Ampliar FotoFoto: Divulgação

Festa do Carneiro no Buraco acontece no segundo domingo de julho, na cidade de Campo Mourão (Foto: Divulgação)

Festa do Carneiro no Buraco
Desde 1990, sempre no segundo domingo de julho, a cidade de Campo Mourão realiza a Festa do Carneiro no Buraco. A festa tem duração de três dias, quando são realizadas atividades culturais e rituais na execução do prato, preparado com 27 quilos de carne de carneiro, dois quilos de tomate, dois quilos de cebola e três quilos de batata doce.
              
A iguaria foi criada por três moradores da cidade, no início da década de 60, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. O evento pretende preservar e divulgar essa tradição.                    
Festa do Bode
No terceiro fim de semana de setembro, a Festa do Bode, em Batalha (PI), reúne turistas e moradores por pelo menos três dias. Durante o dia, o evento conta com seminários para os criadores e à noite, a festa tem apresentações musicais e culturais do estado.

Entre as atrações mais curiosas da Festa do Bode estão a degustação da carne do animal nos restaurantes locais, que só servem o ingrediente durante os dias do evento, o leilão de bodes e o desfile da eleita Rainha Cabrita.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox