Nos dias de hoje, aos domingos ou feriados; quase todo mundo vai para a churrascaria do Alberto Lima, na Pi 115 - Sentido Campo Maior. Lá, tem um tanque onde as crianças e adultos tomam banho e se divertem. Para as pessoas de meia idade, na faixa etária dos 40/45 anos, nos tempos de infância/adolescência era diferente, aos domingos ou em dias feriados, íamos ao poço redondo.
Fica situado nas proximidades do bairro baixada, e atualmente não é tão visitado como antigamente. Em nosso tempo o poço redondo, era como se fosse o playground da cidade, todos iam prá lá, tomavam banho de rio e a diversão rolava solta. Diversão sadia, é claro.
Naquela época, depois do jogo de bola, pescaria, brincadeiras, serviços qualquer, o local era a melhor pedida. Muitas vezes a água não estava limpa, mais nada comparado com a poluição existente atualmente
.
Amizades, namoro e até casamentos, aconteceram devido ao grande fluxo de pessoas ao local, e maior possibilidade de encontros ocasionais ou programados. Alí também ocorreram fatos que despertaram a curiosidade da população castelense, como o assassinato da mulher de vida fácil, conhecida por...Antonia do Oinho.
E os afogamentos de Antonio Vito, e uma outra pessoa, que o nome me foge à memória agora. Inclusive o assassinato da finada, Antonia do Oinho, teve requintes de crueldade, a vitima teve, os cilios, orelhas e boca cortados com lâminas de barbear (Gillete). A Policia prendeu os executores do bárbaro crime.
Afogamentos e crimes à parte, o poço redondo faz parte das memórias de muitas pessoas de nossa cidade. Neste espaço ao falar daquele logradouro peço, às autoridades que façam um trabalho no sentido de resgatar aquele, que um dia já foi o melhor lugar para diversão aos domingos em castelo.
Hoje em dia, os garotos quando saem para a folia, pensam logo em bebida alcoólica, no bons tempos do poço redondo, levávamos...garapa de cana, pão massa grossa e fina, e não podia faltar rapadura. Nem por isso deixávamos de namorar ou conquistar belas garotas. Nossa adolescência era sadia. Bons tempos aqueles.
quinta-feira, 10 de março de 2011
POÇO REDONDO ! QUEM LEMBRA ?
About Jurandir Viana Matos
Blog do Jurandir Viana (Camelo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário