Destaques

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ALEPI: Oito Deputados a Menos Já em 2.014 !!


O Piauí poderá perder as vagas de dois deputados federais e seis estaduais já na próxima eleição. O processo, que está sendo julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pede a redistribuição das vagas pelo critério populacional, utilizando como base o Censo.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

A deputada estadual Margarete Coelho (PP) pede ajuda dos piauienses na luta contra a diminuição da bancada do Estado. "Fico perplexa ao perceber o desinteresse de todos. Se perdemos parlamentares vamos perder força e, em oito anos, perderemos quase um Pré-Sal em emendas", disse Margarete, em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (4).


A deputada explicou que até o próximo ano o TSE terá que se posicionar sobre o processo, que é movido principalmente pelo Amazonas e pelo Pará, Estados que ganharam população nos últimos anos e por isso defendem a redistribuição das vagas.


"Desde 1988 foi instituído que as atuais bancadas são irredutíveis. Em 1994, o número de parlamentares no Brasil passou de 500 para 513, porque São Paulo, Estado mais populoso, ganhou 13 vagas extras. Mas, esse critério de vagas passa pela questão da população, por isso outros Estados têm reclamado. E, nesse ponto perdemos porque o Piauí teve crescimento vegetativo, apenas manteve a população", explicou a parlamentar.


Para Margarete, o crescimento populacional do Amazonas e do Pará foi resultado de incentivos da União. "As pessoas saem daqui para trabalhar lá e assim aumentam a população flutuante dos Estados do Norte, mas o domicílio eleitoral dessas pessoas, que é o que importa, continua no Piauí", acrescentou a deputada, ressaltando que atualmente o Amazonas tem o maior índice de abstenção do país.

Além do Piauí, outros Estados como Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também podem perder vagas. "Seria um retrocesso. Esperamos que as vagas não sejam redistribuídas porque isso já foi negado outras vezes, mas dessa vez o processo está completamente reformulado e reforçado e por isso existe a preocupação", finalizou.


Fonte: Cidadeverde.com
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox