Destaques

domingo, 23 de dezembro de 2012

SÓ TEM EM CASTELO DO PIAUÍ: Raça de Caprino Conhecida Como "Marota" Está Ameaçada de Extinção !!


A raça de caprino conhecida como ‘marota’ pode entrar em extinção. No Piauí, ela pode ser encontrada em uma fazenda experimental no município de Castelo do Piauí, distante 200 quilômetros de Teresina. No local são criadas 105 cabras dessa espécie.
Há quase 30 anos a Embrapa desenvolve um projeto de conservação da raça que se adapta bem nas regiões do semi-árido. O projeto é um esforço para salvar o que os pesquisadores consideram ser o último rebanho de marota que existe no mundo.
Segundo Marcos Jacob, consultor da Embrapa, "o último reduto está justamente em Castelo do Piauí, por isso a cidade hoje é conhecida como a capital internacional da raça marota”, disse.
Os animais comem basicamente capim triturado. A alimentação é complementada com uma mistura a base de leguminosas e durante boa parte do dia eles são soltos no pasto.
Como os animais dessa raça são capazes de resistir a condições onde a água e o alimento são escassos, os pesquisadores querem reintroduzi-los para a criação em larga escala.
"O Piauí que é o segundo maior rebanho e só perde para a Bahia. Nós temos obrigação de preservar estes animais. Uma cabra nativa como esta, se for selecionada, poderá dentro de uma geração futura produzir de três a quatro litros de leite”, explica o pesquisador José Ferreira.

G1 Piauí
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox