Após ter seu nome e número de legenda sufragado nas urnas o cidadão (ã), aguarda a contabilização dos votos pelo órgão competente; sendo eleito vai para diplomação e posse na Câmara de Vereadores (a) do município onde tem domicílio eleitoral.
Eleito o vereador ou vereadora se transforma em fiscal do povo de tempo integral e legislador nas reuniões, quando são apresentados projetos e demandas para atender as necessidades e anseios da população de modo geral.
A priore os edis devem MORAR na mesma cidade que foram eleitos. Dessa maneira alguns pensam que o parlamentar pode ser mais ATUANTE.
Na atual conjuntura a Câmara Municipal de Castelo do Piauí, tem 11 vereadores (a). A maioria absoluta tem residência fixa na cidade e dois dividem o local de morada entre Castelo e Teresina.
Está em voga no Facebook uma enquete, indagando se vereador (a), que não mora na cidade tem condição de ser ATUANTE nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do legislativo do município.
Antes deste questionamento, muitas vezes ouvimos em conversas e lemos nas plataformas, aplicativos a seguinte pergunta: Para que serve um vereador (a)? Outras vezes as pessoas enchem a boca para verborragir afirmando que vereador não serve pra nada.
MINHA OPINIÃO
Não tenho procuração para defender ex e atuais edis de Castelo do Piauí. Porém com a experiência de mais de uma década exercendo a função de Assessor de Comunicação no Palácio Manoel de Oliveira Castro, digo que o exercício da vereança é de suma importância e aqueles que acompanham o andamento do métier, sabem disso.
Ao longo do tempo que atuei na comunicação da Câmara, trabalhei sob a presidência dos nobres vereadores Nilso Feitosa, Milton Maia, Raimundo Soares do Nascimento Junior, Adalberto Neirane e Jadeilson Pereira, gestores que souberam e sabem honrar os votos recebidos.
Sobre o vereador morar e sair da cidade esporadicamente ou ter duas residências, não os impede de trabalhar com afinco no intuito de buscar soluções para os problemas existentes no município. Estamos em tempos modernos e tudo é mais fácil para se está antenado e conhecedor das demandas que necessitam de ação direta e indireta dos parlamentares castelense.
Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.
Jurandir Viana
Faço das suas as minhas palavras. Parabéns!!!
ResponderExcluir