Destaques

domingo, 2 de dezembro de 2012

ALERTA: Misturar Energético Com Álcool Não é Indicado !!

Ingerir energético com álcool virou um hábito comum entre os frequentadores de baladas. No entanto, especialistas fazem um alerta sobre os perigos desta combinação. “O efeito se potencializa com a união das duas bebidas, pois são dois estimulantes para o corpo”, explica a nutricionista Pérola Ribaldo.

“O energético anula a sensação que o álcool gera no corpo e a pessoa acaba ingerindo mais quantidade ainda. Com isso, o coração fica mais acelerado e, às vezes, pode dar até falta de ar”, conta o cardiologista Ricardo José Rodrigues.

Mas, não é só com o álcool que a bebida energética gera efeitos negativos no corpo. Segundo a nutricionista, se ingerido em excesso, a bebida pode causar arritmia cardíaca, agitação e insônia. "O energético também aumenta a pressão e arterial e sobe os riscos de uma possível convulsão".

Contra indicações

De acordo com a especialista, o uso não é indicado para pessoas que tomam anticonvulsivantes, tem pressão alta, ingerem calmantes ou são hiperativas. “É preciso dar um alerta para as pessoas que também têm osteoporose e as mulheres estão na menopausa”, disse.

Já Rodrigues se lembra das pessoas que possuem histórico de problemas no coração na família evitarem o consumo. "Os riscos de uma pessoa morrer por isso são pequenos, mas é sempre bom evitar".

Consumo indicado

“O consumo contínuo não deve ser feito. O indicado é beber apenas quando se sentir muito cansado ou desgastado”, falou Ribaldo. “O energético utilizado a longo prazo deixa de fazer efeito no corpo”, completou.

Segundo o cardiologista, o ideal a ser ingerido por dia de cafeína (substância presente no energético, além da taurina) é até 80 miligramas, o que corresponde a dois cafés expressos. “O lado bom do energético é que a bebida é capaz de aumentar a velocidade de raciocínio deixando a pessoa mais esperta e diminuir o cansaço. Para os que malham também faz bem, pois melhora a massa muscular”.



Fonte: IG
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox