Destaques

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ASSUNÇÃO DO PIAUÍ: Vasta Programação no 18º Aniversário de Emancipação Política !!


Foto: Assunção do Piauí em Foco 
Localizada na região norte do estado, distante da capital Teresina 296 km, com população estimada em 7.492 habitantes, de acordo com dados do IBGE, limitando com os municípios de São Miguel do Tapuio, Pimenteiras e estado do Ceará, Assunção do Piauí comemora no próximo dia 12 de dezembro de 2012, o seu 18º ano de Emancipação Política.

Para comemorar a data, além de uma vasta programação que acontece durante o dia, a BANDA LÍBANOS realizará grande show em praça pública, com promoção da prefeitura municipal de Assunção do Piauí.

O atual prefeito de Assunção do Piauí, reeleito em 07 de outubro, é Gabriel Mendes Lopes (PMDB), tendo como vice-prefeito, Antonio Luiz Neto (PDT). Gabriel Mendes, nestes quatro anos de mandato, tem investido muito nos setores de abastecimento de água, estradas vicinais e assistência social.

Emancipação

Criada pela lei 4.680 de 26 de janeiro de 1994 e instalado em primeiro de janeiro de 1997, sua área territorial é de 1.690.71km2 e comemora sua emancipação política no dia 12 de dezembro.

Histórico

Em 1925, o Governador do Estado, Matias Olímpio de Melo criou o Município de Aroazes. Ao novo município foram anexadas algumas fazendas do vale de São Nicolau, pertencentes ao Município de São Miguel do Tapuio. O município teve vida efêmera. João de Deus Pires Leal ( Joca Pires ) ao assumir o Governo do Estado, pela Lei n° 1.198, de 19 de junho de 1928, transferiu a sede do município de Aroazes para o povoado de Assunção. Teve papel importante nessa transferência, Antonio José Alves Vieira (Major Vieira), cearense, homem simples, de gestos grosseiros, sem influência política no Estado mas de grande prestigio junto ao Governador Joca Pires. Major Vieira, com propriedade de Assunção à Vitória.

Tinha um eleitorado fiel ao coronel Hermelino Cardoso (Milu), de Castelo do Piauí, que apoiou incondicionalmente Joca Pires. Por causa da campanha e sem dúvida, pelo seu caráter singular, Vieira conseguiu de tal modo a simpatia do governador que, entre outras coisas, tinha acesso ao seu Gabinete. Com esse prestigio conseguiu que Assunção passasse a ser sede de município em detrimento de Aroazes e mesmo sem as condições exigidas. Nomeado primeiro intendente. Julgado, por muitos, sem capacidade para a função, transformou uma residência em intendência, melhorou a arrecadação de impostos, criou o cartório, cujo primeiro tabelião, Cesídio Nelson Vieira, que continuou no cargo com a transferência da sede municipal para São Miguel do Tapuio. Organizou o livro de Eleitores deixando inscritos 600 (seiscentos) votantes.


Este, é um pouco da história de Assunção do Piauí. Cidade que tem como padroeira Nossa Senhora da Assunção, os festejos são realizados no mês de Agosto, entre os dias 5 e 15 respectivamente. A base da economia local gira em torno da produção de feijão. Por isso Assunção recebe atualmente o carinhoso titulo de "Capital do feijão", honraria que muito orgulha sua trabalhadora e ordeira população.



Fonte: Acervo Histórico de Assunção-PI
Adicionais e Edição: Jurandir Viana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox