Destaques

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SELO UNICEF: Castelo do Piauí, é Tri-Campeão. Wilmar Cardoso Receberá Condecoração na Quarta (12) !!


No Piauí 36 municípios foram aprovados pelo Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas Para Criança). No estado, 167 cidades  se inscreveram para concorrer à certificação. A solenidade de entrega acontece a partir das 10:00h, desta quarta-feira (12), no Auditório da Federação das Indústrias, com a presença do Governador Wilson Martins, delegações dos municípios, equipe do UNICEF e autoridades locais.
O Selo Unicef - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Os municípios que serão certificados no Piauí, alcançaram resultados significativos em indicadores das áreas da saúde, educação, por exemplo.
De acordom com Ana Márcia Diógenes, coordenadora do Selo Unicef em alguns estados do Nordeste, houve um aumento no número de municípios certificados no Piauí. "Nós avaliamos que nem mesmo alguns fatores como a estiagem no estado, que foi a pior dos últimos 50 anos, o grande número de prefeitos cassados e as eleições, interferiu no bom resultado. Isso representa um aspecto bastante positivo para o Piauí", disse Ana.
Segundo a coordenadora, os municípios inscritos são avaliados com base no impacto dos indicadores, na gestão e ainda a participação social. "Os municípios devem realizar dois fóruns comunitários e elaborar um Plano de Ação Municipal com metas a serem executadas tendo em vista a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a execução das atividades previstas. Isso demonstra que é grande a participação social", avalia ela.
Além dos 36 municípios aprovados, outros também obtiveram excelentes resultados na área da infância e adolescência. Porém, de acordo com a metodologia do Selo Unicef, os ganhadores são os que alcançam ou superam os resultados de um grupo de municípios com características semelhantes.
Nesse sentido, os municípios que não foram certificados, mas que realizaram todas as etapas obrigatórias da metodologia do Selo também receberão certificados de reconhecimento pelos avanços em relação aos direitos de crianças e adolescentes.
Seis municípios do Piauí ganharam as três edições do Selo Unicef. São eles: Bela Vista do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Castelo do Piauí, Ipiranga, Valença do Piauí e Wall Ferraz.
Confira os municípios ganhadores da edição 2009-2012 no Piauí
1. Alegrete do Piauí
2. Aroazes
3. Bela Vista do Piauí
4. Belém do Piauí
5. Bocaina
6. Cajazeiras do Piauí
7. Caldeirão Grande do Piauí
8. Campinas do Piauí
9. Campo Grande do Piauí
10. Castelo do Piauí
11. Conceição do Canindé
12. Floresta do Piauí
13. Francisco Santos
14. Inhuma
15. Ipiranga do Piauí
16. Jacobina do Piauí
17. Jaicós
18. Massapê do Piauí
19. Nossa Senhora de Nazaré
20. Paes Landim
21. Paquetá
22. Piripiri
23. Porto
24. Regeneração
25. Santa Cruz dos Milagres
26. Santana do Piauí
27. Santa Rosa do Piauí
28. São Félix do Piauí
29. São João da Varjota
30. São Julião
31. Simões

32. Sussuapara

33. Tanque do Piauí

34. Várzea Branca

35. Vila Nova do Piauí

36. Wall Ferraz

Fonte: G1 Piauí
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox