Destaques

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Piauí Possui Mais de 28 Mil Casas Sem Luz !!


O Piauí ainda possui mais de 28 mil casas sem luz. São piauienses de várias regiões que ainda não têm acesso às facilidades que a energia elétrica pode proporcionar. Toda essa população está concentrada em áreas rurais.
O número faz parte de um levantamento feito pela Eletrobras Distribuição Piauí a pedido da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O levantamento será usado como base para o Programa Luz para Todos, do Governo Federal, que tem como meta universalizar o serviço em todo o Brasil.
De 2004 a 2012, a Eletrobras-PI realizou 132.613 ligações. O investimento de R$ 776,27 milhões levou luz para 663.065 pessoas. Somente neste ano, o Luz para Todos chegou a 16.520 mil residências no Estado.
O programa, cujo prazo inicial terminaria em 2008, já foi prorrogado por duas vezes. A Eletrobras estipula que até 2014, os 28.224 domicílios rurais ainda iluminados por lamparinas sairão dessa condição de atraso.
Brasil às escuras
Mais de 1 milhão de casas no Brasil ainda não têm luz. O levantamento foi feito a pedido da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pelas 17 distribuidoras de energia do país cujos serviços ainda não foram universalizados --ou seja, que possuem lares em sua área de atuação sem ligação elétrica.
Criado em 2003 para acabar com a "exclusão elétrica do país", o Luz para Todos atendeu cerca de 14,4 milhões de residências, segundo cálculos do governo.

Fonte: Ascom/Aneel
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox