Destaques

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

REALIDADE: 75% Dos Municípios do Piauí Estão Entre os Mais Pobres do País !!


Dos 1.325 municípios brasileiros com menor participação na geração de riquezas no país, 75% são piauienses. Isto é, 168 das 224 cidades do estado estão entre as mais pobres. O Piauí é o estado com maior percentual de municípios nessa condição. Os dados são referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) Municipal 2010, divulgado nesta quarta-feira (12), pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Juntas, essas 1.325 cidades detêm apenas 1% do PIB do país. Dois municípios do Piauí, Miguel Leão e Santo Antônio dos Milagres, registraram não só os menores PIBs do estado como de todo o Brasil. 

Cinco municípios concentram quase 60% da geração de renda no Estado, sendo que Teresina responde por quase 48% desse valor. Também se destacam: Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí. Essas cinco cidades lideram, desde 2006, o ranking do PIB no Estado. 

Em relação às demais capitais brasileiras, Teresina é a 19ª colocada, com PIB de R$ 10.539.378,00. O setor de Serviços, que puxa a geração de renda na capital piauiense, representa 78% desse valor. 

Os maiores ganhos do PIB 2010, em relação a 2009, foram registrados nas cidades de Sebastião Leal, Antônio Almeida, Lagoa do Piauí, João Costa e Guadalupe. 

Entre os 1.794 municípios nordestinos, 1,2% (21 municípios) agrega metade da renda regional. 

No Brasil, seis capitais concentram 25% da geração de renda do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus. Esses municípios são, tradicionalmente, concentradores da atividade de serviços, exceto Manaus, cuja economia tinha equilíbrio entre as atividades industriais e de serviços.

Fonte: IBGE
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox