Destaques

quarta-feira, 20 de abril de 2022

SAUDADE: Cachoeira do Garimpo!

Em meados de 1984 chegava em Cachoeira do Piriá, povoado de Viseu-PA o jovem Jurandir, prestes a completar 19 anos. O mancebo deixou Teresina as 21h e 12 horas depois desembarcava de ônibus da Transbrasileiro, para viver período intenso, que até hoje é lembrado com carinho. 

Os primeiros dias no novo lugar, confesso, foram de receio e expectativa. Sob a tutela do pai, comerciante, fui apresentado a várias pessoas da comunidade e como uma seleção natural em pouco tempo, tinha uns 3/4 locais com quem passei a trocar ideias. Passado 30 dias, já estava ambientado e trabalhando como se não tivesse chegado tão recente. 

Daí por diante só aumentou o leque de amigos e pessoas próximas, que me ajudaram a conhecer Cachoeira do Piriá e sua gente pacata e hospitaleira. 

Como disse anteriormente os 7 anos que vivi entre idas e vindas tendo como ponto de apoio Cachoeira do Garimpo, foram intensos. Trabalhei gerenciando comércio de meu pai Antonio, comprador de ouro, locutor do Cine Cachoeira dentre outras atividades. 

As lembranças são boas e inesquecíveis, assim como os amigos: Josafá e sua família, Belquior e sua esposa Paula (em memória) seus irmãos Flávio, Fábio e Dorinha. Gerson além de amigo era confidente. Tite companheiro de voltas na currutela. Gonzaga, Budega, Piauí, Nelson, Márcio dentre muitos que jogavam futebol e fundaram o Cachoeira Esporte Clube. Nesse relato não posso deixar de citar Walter e Chimbica meu sócio nos reques que fazíamos para ganhar um extra nos tempos difíceis que enfrentamos. Chicão e Fernando, nem sei como descrever a gratidão que tenho pelo que fizeram comigo, me tratando e protegendo como irmao. Muito obrigado a todos que participaram direto e indiretamente desse periodo maravilhoso que vivi longe de casa e de minha familia.

Por fim digo que a nostalgia existe, mas a maioria dos amigos estão vivos e quiçá não nos reunamos em breve para fazermos uma bela confraternização pelos bons tempos do velho Cachoeira do Garimpo.  

Ezequiel, Dinho Santos, Naldão, Pisca, Nelson, Libera e demais, estamos juntos e misturados.


Jurandir Viana

Um comentário:

Adbox