Destaques

sexta-feira, 3 de junho de 2011

LIBERTADORES: 49 ANOS DEPOIS SANTOS E PEÑAROL, FARÃO FINAL NOVAMENTE.

Peñarol perde do Vélez, mas reedita final de 1962 contra o Santos


Ex-corintiano Santiago Silva perdeu pênalti que poderia levar time argentino à final da Copa Libertadores


O Peñarol provou nesta quinta-feira o valor da magra vitória por 1 a 0, em casa, no primeiro jogo da semifinal. Na Argentina, a equipe perdeu por 2 a 1 e, por ter marcado gol como visitante, está classificado para enfrentar o Santos na decisão da Libertadores, repetindo confronto do primeiro título alvinegro, em 1962.

Para reencontrar o adversário que o venceu há 49 anos, o clube uruguaio, pentacampeão da Libertadores e agora o maior finalista da história da competição com dez aparições em decisões, contou com a ajuda de um compatriota. O ex-corintiano Santiago Silva perdeu um pênalti quando seu time já vencia por 2 a 1.

Antes, os visitantes mostraram sua força nos contra-ataques e abriram o placar com Mier, aos 33 minutos do primeiro tempo. Nos acréscimos, o Vélez empatou com Tobio e virou aos 21 minutos da etapa final com Santiago Silva. Três minutos depois, os anfitriões ficaram com um a menos, com Ortiz expulso, mas "El Tanque" teve em seus pés o pênalti da classificação, aos 30 minutos, e mandou por cima do gol.

As finais da Libertadores estão marcadas para os dias 15 e 22. O primeiro confronto será em Montevidéu, no Uruguai, já que o Peñarol fez campanha pior que o Santos na primeira fase do torneio. A definição do campeão ocorrerá em São Paulo, no Pacaembu ou no Morumbi.

Na final de 1.962, foram precisos três jogos para que fosse conhecido o campeão da américa do sul, naquela temporada. A primeira partida foi disputada em montevidéo, o santos ganhou por 3 x 1. No jogo de volta no maracanã, o peixe precisava apenas de um empate, mais perdeu por 3 x 2.

Era necessário então um terceiro jogo, que seria o desempate, ele aconteceu em território argentino, e deu santos. Vitória maiúscula pelo placar de 3 x 0.

Naquele ano o santos conquistaria o seu primeiro titulo sul americano, no mesmo ano venceria também o mundial de clubes. Em 1.963, o time praiano voltaria a repetir a façanha, sendo bi da libertadores e mundial.



Com Informações do IG e Complementos de Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox