Destaques

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O QUE MUDOU DO TEMPO DOS NOSSOS PAIS PARA HOJE ?

Eu nascí no dia 1º de Janeiro do ano de 1.966, por volta das 00:20h, na localidade Esperança às margens do rio Poty na região do Buriti do Sobrado.

Filho legitimo de: Antonio Soares Viana e Maria das Graças Matos.

Sendo meus avós paternos: Elias Martins Viana e Acelina Soares Viana.

Avós maternos: Gentil Rodrigues de Souza e Maria de Matos Lima.

Quando contava 4 anos de idade, fui acometido pela poliomielite, como consequência fiquei com sequelas (Paralisia Infantil), durante um bom tempo fiquei internado no Hospital Getúlio Vargas em Teresina, quando saí de lá passei bastante tempo sem poder caminhar, mas com o esforço de uma tia, que fez às vezes de fisioterapeuta aos poucos voltei a caminhar com ajuda de um carrinho de madeira e muito sêbo de carneiro quente, e a fazer o que mais gostava naquele tempo, jogar futebol de botão.

Como todo garoto aficcionado por futebol, tinha meu jogador favorito, Rivelino a patada atômica da copa de 70. Ele era o meu artilheiro nos jogos de botão.

Mesmo com algumas limitações quando criança, fiz muitas peraltices, mas nunca deixei de respeitar meus familiares e as pessoas mais velhas, como se dizia naquele tempo.

Narrei alguns fatos ocorridos comigo para chegar aonde queria, e perguntar o seguinte: Hoje, somos diferentes de outros tempos por quê ? O que podemos observar atualmente, é que os mais novos não tem o mesmo senso de hierarquia familiar ou parental dos anos passados.

Eu digo e afirmo, antigamente quando um menino fazia uma danação, bastava somente um olhar de repreensão por parte de um mais velho, aquilo funcionava melhor, que uma pisa de cinta ou chibata, muito comum naquela época.

Nos dias atuais, se alguém vai reclamar de um mal feito de um menor, ele responde com as maiores grosserias possiveis, e não busca corrigir o ato desabonador cometido. Se arvora de toda a razão possivel.

Nesta questão pergunto: Quem mudou, fomos nós; o tempo ou não estamos criando os nossos filhos como fomos criados? Criar um filho, nunca foi fácil, mas parece que hoje em dia estar mais difícil, ou nós pais estamos complacentes e queremos fazer tudo diferente dos nossos genitores ?

Seja como for a melhor educação começa em casa, os primeiros mestres somos nós, por isso assumamos nossa responsabilidade.

Ontem, hoje, amanhã e sempre...Pai é Pai e Mãe é Mãe, e nada vai mudar isso de jeito nenhum.


JVM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox