Destaques

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

POBRE PIAUÍ, ATÉ QUANDO ?

Piauí é o pior Estado em atração para recursos estrangeiros, diz Veja.
Um levantamento feito pela revista Veja, constatou que o Piauí possui os piores índices em infraestrutura e outros.

Um levantamento da veja revelou quais os estados brasileiros preparados para receber os investimentos estrangeiros, graças à estabilidade econômica interna e as proximidades da copa do mundo e dos jogos olímpicos. Os números revelam que o Piauí está em último lugar no ranking, em 27º, com 19,3%. O melhor Estado é São Paulo 77,2%.

Os critérios adotados foram: ambiente político, ambiente econômico, políticas para investimentos estrangeiros, infraestrutura, recursos humanos (8,3%), sustentabilidade, regime tributário e regulatório e inovação (5%).

Para atribuir as notas, a equipe de pesquisa reuniu dados relatórios jurídico, publicações acadêmicas e governamentais, sites de autoridades e de organizações que acompanham o governo e escola de administração. Além disso, entrevistou especialistas e consultou os principais meios de comunicação. As avaliações em cada quesito foram ponderadas em uma fórmula matemática e transformada numa pontuação de zero a 100.

O Piauí é considerado ruim na maioria dos itens analisados, como: políticas para investimentos estrangeiros, onde o Estado é o último colocado e é considerado o oposto de São Paulo, que é o primeiro colocado. O Estado é o único classificado como ruim.

“Trata-se de um estado com instituições sucateadas e um poder público deficiente. A infraestrutura é tão precária que a produção precisa ser escoada por meio dos estados vizinhos. Para se ter uma ideia, a construção do Porto de Luís Correia obra que amenizaria o problema arrasta-se há mais de 30 anos”, Luis Felipe D’Ávila, diretor presidente do Centro de Liderança Pública, à publicação da Revista Veja.

Nos quesitos de infraestrutura, recursos humanos, regime tributário e regulatório e inovação, o Piauí é classificado como ruim. E nos demais itens: ambiente político (38,9%), ambiente econômico (37,5%) e sustentabilidade (35,4%) é considerado moderado.

Na reportagem da Veja, é colocada uma fotografia do posto de fiscalização da cidade de Uruçui, cujo o chão é de terra batida, motivo que segundo a revista, afugenta os investidores. Ao lado foi colocada uma foto dos prédios comerciais da zona Sul de São Paulo, Estado considerado institucionalmente o mais sólido e o melhor ambiente de negócio do país.



Reproduzido do Cidadeverde.com - Com Informações da Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox