Destaques

segunda-feira, 12 de março de 2012

Campo Maior Homenageará Seus Heróis Nesta Terça-Feira (13)

Em comemoração ao 189° aniversário da Batalha do Jenipapo será realizada nesta terça-feira (13), no município de Campo Maior (a 80 Km de Teresina), um programação em celebração à data.

Na oportunidade, além de uma missa e um culto em Ação de Graças, também será realizada uma Solenidade Cívico Militar, entrega da Medalha 'Heróis do Jenipapo', outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, desfile Militar e apresentação da peça teatral 'A Batalha do Jenipapo'.

Confira a programação completa do evento:

12h - Missa em Ação de Graças
Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graças
Local: Primeira Igreja Batista de Campo Maior
Endereço:Rua Siqueira Campos

16h - Solenidade Cívico Militar em Comemoração aos 189 anos da Batalha do Jenipapo
Entrega da Medalha 'Heróis do Jenipapo';
Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí;
Desfile Militar;
Apresentação da peça teatral 'A Batalha do Jenipapo'
Local: Monumento Heróis do Jenipapo


Conheça a história

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no município de Campo Maior, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional.

Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino.

Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.



Fonte: Portal da Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox