Destaques

terça-feira, 26 de junho de 2012

JURANDIR VIANA: Fato Marcante ao longo dos 26 Anos de Rádio !!!

Na manhã desta terça-feira (26), fui procurado por alunas de Castelo para ser entrevistado e responder algumas inquirições a respeito da minha vida pessoal e profissional.

Fui perguntado sobre a localidade que nasci (Esperança município de Castelo).
Em que ano vim ao mundo (1966).
Se morei toda minha vida em Castelo (Morei em Castelo/Teresina do nascimento aos 16 anos, depois passei uma temporada de 8 anos no estado do Pará).
Minha idade (46).
O fato marcante na minha vida descrevo agora:

E diz respeito à profissão de radialista exercida por mim ao longo de quase 26 anos.


Em meados da década de 90, Castelo do Piauí contava somente com um préfixo radiofônico 1.470 Khz, Rádio Am Cidade. Naquele tempo a programação da emissora, era restrita aos programas musicais, alguns segmentados outros variados.


Minha contratação aconteceu em Março de 1.990, nos primeiros meses apresentava programa semanal aos domingos, e depois passei a ser locutor stand by (Substituto), dos titulares da emissora. Pouco tempo depois passei a apresentar programas diários. 


Tinha experiência em coberturas esportivas, e senti que faltava o incremento desse segmento na grade da rádio, e como estava sendo realizado um torneio de futebol 7 no campo aonde nos dias atuais serve de estacionamento no período do Cachaçafest, lancei a ideia para à direção, e me foi dada carta branca para fazer as transmissões das partidas. À época não tínhamos link, a conexão campo/estúdio era feita através de fios pendentes esticados no chão por cerca de 250 metros.


Era uma dificuldade danada para transmitir os jogos, mas graças à colaboração de muitas pessoas, foram feitas e com muito sucesso, a repercussão foi excelente fazendo com que a emissora passasse a investir na compra de equipamentos para coberturas em nossa cidade e outras no estado.


Considero este um fato marcante na minha vida pessoal e profissional. Por isso faço o relato para o trabalho escolar elaborado na minha amada Castelo do Piauí. Para enriquecer estou anexando um dos microfones usado naqueles velhos e bons tempos do rádio castelense. Tempos do chamado rádio a lenha, em que o locutor tinha de ser...Narrador, comentarista, repórter, sonoplasta e técnico de som. Quer dizer ! tinha que chupar cana e assoviar ao mesmo tempo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox