Destaques

sábado, 29 de junho de 2013

3º Arraiá do Povo Foi...Show, Show, Show no Primeiro Dia !!

O Primeiro dia de Arraiá do Povo em Castelo do Piauí, foi marcado pelas belas apresentações de danças tradicionais pelos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. A programação começou às 18:40h no ginásio poliesportivo e foi prestigiado por excelente público.

As 3 danças iniciais ficaram com os pequenos da Cheche Deputado Milton Lima, que dançaram...É na sola da bota, Arrastapé e Eu só quero um xodó. As coordenadoras Do Carmo e Bené, acompanharam as crianças durante as respectivas performance. Foram muito aplaudidas.

Os alunos da Unidade Escolar Humberto Lima, animou os presentes com sua Forrózada. A primeira apresentação de Carimbó da noite ficou por conta dos estudantes da Unidade Escolar Tânia Maria Alves de Abreu. Já os matriculados na Unidade Escolar Waldemar Salles, estiveram bem na apresentação do Xaxado.

Os estudantes da Unidade Escolar Abílio Pedreiras Veras Filho, da localidade homônima, renderam homenagem ao compositor e sanfoneiro castelense, Milton Cabôco. Eles escolheram a música "Novo amor" como mote da belíssima dança apresentada.

O Povoado São Mateus, se fez representar pela Quadrilha Junina da Unidade Escolar Mateus Pereira da Silva. Tudo transcorria normal na apresentação com os passos tradicionais, mas no fim veio a surpresa, na hora do casamento matuto, quando o padre perguntou se alguém era contra, eis que entra uma "Moça" e diz que aquele enlace não poderia ocorrer porque o noivo tinha "Bulido" com ela. Os trejeitos da "Moça" e seu jeito espalhafatoso levou o público à dar boas gargalhadas. A despedida aconteceu sob aplausos entusiasmados.

Alunas da Unidade Escolar Professora Osmarina Vieira de Souza Moreira, proporcionaram grande momento ao homenagear a cultura paraense com as vertentes do Carimbó. Em sua passagem pela quadra do poliesportivo, propiciaram uma viagem gostosa ao som dos ritmos marajoaras com as passistas vestidas ao estilo da "Marujada" uma das danças mais tradicionais nos encontros de folguedos do povo paraense. Foi bem coreografada e as músicas escolhidas agradaram que estava assistindo "In-loco".

A ante-penúltima dança da noite, foi a da boneca pelos estudantes da Unidade Escolar Tânia Maria Alves de Abreu, rápida, mas cheia de graça. Os quadrilheiros da Rua Machado de Assis, tendo à frente Edinho, mostraram seu compromisso com a continuação das festas juninas e realizaram excelente trabalho respeitando os costumes típicos das velhas e boas festas do esquecido "Cavalo piancó".

A última apresentação da noite ficou ficou por conta da Quadrilha Beija-Flôr do Sertão, sob responsabilidade dos alunos da Unidade Escolar Hilda Cardoso Vieira (Bairro Mutirão). Um dos motes dizia que a Beija-Flôr, é show, show, show, e temos que concordar foi um espetáculo maravilhoso, merecedor de todos os aplausos recebidos e incentivos que virão, tenho certeza. Foi de arrepiar, nem a chuva torrencial que caia na hora atrapalhou a desenvoltura e leveza dos brincantes para o tema escolhido. Quem estava no poli aplaudiu de pé, reconhecendo o grande esforço e disposição dos participantes da Beija-Flôr, que podem anotar, vai dar trabalho nos festivais que venha a participar.


Por: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox