Destaques

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CACHAÇA FEST 2.013: Visita ao Parque Municipal Pedra do Castelo só Será Permitida Com Presença de Guia !!

Para a IX edição do Cachaça Fest, que ocorrerá daqui a quatro dias, de 26 a 28 de julho próximos, será exigida a presença de um condutor de visitantes (guia de turismo local) durante visitação ao Parque Natural Municipal Pedra do Castelo. A decisão foi tomada em conjunto pela Coordenação Municipal de Turismo e Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí – CONDATUR, que em seguida a comunicaram ao Secretário Municipal de Juventude, Turismo, Esporte, Lazer e Cultura, R. Neto, e ao prefeito municipal, Dr. Zé Maia, que deu total liberdade para que fosse feito o melhor em prol da preservação do parque.

O que motivou esta medida foi o crescente número de pichações e depredação dos sítios arqueológicos situados no interior e entorno da Pedra do Castelo, causados por visitantes sem compromisso com o patrimônio histórico e desacompanhados de um condutor. No último dia do Cachaça Fest de 2012, os condutores se surpreenderam com um grande número de pichações feitas provavelmente com chave de carro ou moto, provavelmente durante a noite. Ao longo destes doze meses novas ocorrências vem surgindo, sendo a última e mais significativa no último dia 16 de julho, quando um grupo de vândalos deixou várias marcas de chaves e giz sobre pinturas rupestres.

Entrada principal da Pedra do Castelo foi recuperada em 2008 e já está pichada

Pichação feita no último dia 16 de julho

No ano de 2008, todos os sítios arqueológicos da Pedra do Castelo passaram por uma completa limpeza das pichações. O trabalho foi feito por uma equipe de profissionais habilitados, coordenados pelas arqueólogas Conceição Lage, Sônia Campelo e Jacionira, através de convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Castelo, Universidade Federal do Piauí – UFPI e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em apenas 5 anos da realização desse trabalho, a visitação desordenada e desacompanhada tem acarretado um prejuízo irreparável ao patrimônio histórico, já que uma vez uma pintura tendo sido danificada, jamais voltará ao seu estado original.


A Condatur contará com um estande na entrada do Parque Natural Municipal Pedra do Castelo, com condutores preparados e qualificados para conduzir os visitantes, mediante contratação, garantindo assim a integridade dos vestígios da presença do homem primitivo, bem como visitação adequada por todo o Parque. Além disso, não será permitido a presença de paredões de som na região da Pedra do Castelo, como tem ocorrido em outras edições do Cachaça Fest, principalmente por conta do risco de ataque de abelhas, muito comuns nessa época.
 



Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox