Destaques

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ARTIGO: Educação a Base de Tudo - Por Leonardo Cardoso !!

Durante todos os finais de semana do mês de Setembro, tive a oportunidade de acompanhar a Caravana da Cidadania, que percorreu os povoados Cumbe de Baixo, Lagoa do Frio, São Mateus, Açude da Mão Cortada e Pedreira, onde finalizamos as ações alusivas as comemorações dos 251 anos de Castelo.

 
Pude ver de perto a evolução da Educação em nosso município, onde mais de 350 crianças foram certificadas pelo projeto Palavra de Criança uma parceria da prefeitura de Castelo do Piauí com Instituto Aírton Senna que iniciou no ano de 2010 e agora está dando o fruto do aprendizado para centenas de jovens que estão aprendendo a ler na idade certa.

 
O que mais me chamou atenção durante todos esses dias foram a felicidade e o brilho nos olhos dessas crianças, que adentraram no mundo maravilhoso da literatura, assim como, a fixação durante a peça de teatro que era encenada por jovens castelenses retratando a vida de duas crianças keliane e Israel, onde a pequena keliane, fazia o 1°ano e já sabia ler e escrever já Israel, estudava a 5° Série e ainda não sabia ler e nem escrever passando por constrangimento perante seus colegas.


Dava para perceber nos rostos das crianças como na face dos pais e mães que aquela história que eles vivenciavam era muito próxima da realidade que seus filhos passavam antes do projeto Palavra de Criança. Tive a curiosidade de falar com dona Maria, mãe de Joãozinho, um dos alunos que recebeu o certificado e ela me falou, que aquele momento estava sendo o mais feliz de sua vida, pois tanto ela como seu marido não sabiam ler e ao ver seu filho lendo, foi a maior satisfação que ela teve na vida.

Acredito que é através de projetos dessa natureza, que os gestores públicos possam mudar a vida dos munícipes. O conhecimento é hoje o maior bem que um pai pode deixar para seu filho e tenho certeza que o Palavra de Criança vai realizar o sonho de muitos Joãozinhos e muitas donas Maria. Parabenizo, a todos, que fazem parte desse projeto, que tem a incumbência de mudar a vida de nossos cidadãos através do saber.




Por: Leonardo Cardoso - Coordenador Municipal de Comunicação
Edição: Jurandir Viana
Fotos: Igo Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox