Destaques

quarta-feira, 26 de março de 2014

ALTAMENTE INFECCIOSO: Vírus da Catapora Pode Desenvolver "Cobreiro" !!

O vírus da catapora (varicela-zóster) pode provocar outra doença ao longo da vida, que ocorre principalmente depois dos 50 anos ou do quando há queda da imunidade. A doença chamada herpes-zóster, conhecida como cobreiro, ocorre nas pessoas que já tiveram catapora em alguma etapa da vida. 

Os sintomas são dores crônicas nos nervos, coceira e o surgimento de bolhas d’água (vesículas) semelhantes às de catapora, além de febre e dor de cabeça. Essas bolhas em geral aparecem de um lado do corpo e parece uma faixa nas costas ou no rosto. 

“Quando atinge o rosto, nos casos mais graves, podem provocar cegueira e surdez. É uma doença infecciosa que pode ser transmitida pelo ar, mas também pelo líquido das vesículas (bolhas) quando vaza que é altamente infectado”, declarou o médico infectologista, Eduardo Mendes. 

O tratamento, segundo o médico, é a prevenção dos principais complicações com drogas antivirais que são eficazes no combate à dor e no controle da doença. Quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico.


Fonte: Ministério da Saúde
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox