Destaques

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Novos Atrativos Turísticos Foram Destaque no X Cachaça Fest !!

O público que prestigiou a décima edição do Cachaça Fest pôde apreciar belezas naturais e diversos atrativos turísticos de Castelo do Piauí. O evento, que também reuniu artesanato, agronegócio, cultura e música, foi realizado de 25 a 27 de Julho.


Os roteiros turísticos de Castelo do Piauí em 2014 foram segmentados em três vertentes: Ecológicos; Religiosos, Culturais e Históricos; e de Negócios e Turismo Rural.

Forró do Seu Antonio teve recorde de turistas no domingo do X Cachaça Fest
Um dos destaques do Roteiro de Negócios e Turismo Rural foi a visitação à Fábrica da Cachaça Mangueira. No local, os visitantes puderam conhecer o Museu da Cachaça, e participar do Forró do Seu Antônio, ver o engenho puxado a boi e as etapas de produção da aguardente destilada. Outros atrativos vistos foram a produção de rapadura e do melaço de cana.

A história da cachaça Mangueira começou na década de 50 na fazenda de mesmo nome. Inicialmente explorando a atividade agropecuária e depois se voltando para a fabricação de rapadura. Com a queda na demanda da rapadura, as primeiras cachaças começaram a ser produzidas.

A destilação da bebida é feita em alambique de cobre. De acordo com o gerente da fábrica, Ronaldo Melo, esse processo melhora a qualidade do produto, dando a cachaça sabor e aroma diferenciados.

“Nesses mais de cinqüenta anos, a Cachaça Mangueira vem obtendo sucesso. Nós conseguimos aliar modernidade e tradição para garantir qualidade e identidade do produto”, destaca Ronaldo. Segundo o gerente, são produzidos cerca de um milhão de litros de cachaça ao ano.

A princípio, a produção atendia apenas a Castelo do Piauí. Ao longo de quase 60 anos de existência, a marca Mangueira ganhou espaço no mercado e é hoje um dos símbolos do Estado do Piauí. Aos poucos a Mangueira vai conquistando o Brasil. A bebida é distribuída para outras regiões do país, com ênfase para os Estados do Pará, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Ceará, Bahia, Minas, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Além da cachaça tradicional, a bebida pode ser encontrada em sabores diferentes como limão, tutti-frutti e guaraná.

CASTELO DO PIAUÍ

A cidade de Castelo do Piauí, distante 190 quilômetros ao norte de Teresina, tem cerca de 20 mil habitantes. Rodeada por formações rochosas areníticas, encanta o visitante que gosta de aventura. O município é banhado pelo rio Poti que dá origem a belos cânions. 

O principal produto comercial da cidade é a cachaça. Atualmente a lapidação e exportação da pedra de castelo (quartzito), o setor de serviços e o turismo contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

Entre os principais atrativos turísticos do município estão a Pedra de Castelo, Castelo das Barrocas, Castelo dos Tucuns, Formações Rochosas do Pico dos André e os Cânions do Castelo. 

Na décima edição do Cachaça Fest, o público teve a oportunidade de conferir dois novos roteiros turísticos: Cânion do Esporão, no rio São Miguel, com formações rochosas e sítios arqueológicos; e o Mirante Tartaruga dos Picos, trilha com formações rochosas semelhantes ao Parque de Sete Cidades.

Em todos esses roteiros, os turistas praticaram esportes de aventura, a exemplo do trekking, rapel e banhos.


O Cachaça Fest é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Sebrae no Piauí e apoio da Cachaça Mangueira.



Fonte: Ascom/Sebrae-PI
Edição: Jurandir Viana
Fotos: Igo Rafael 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox