Destaques

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FIGURA ILUSTRE: Dos Tempos de Marvão !!

Abdias da Costa Neves nasceu em Teresina, em 19 de novembro de 1876. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1898). Professor de inglês, alemão e lógica do Liceu Piauiense e de pedagogia da Escola Normal. Procurador da Fazenda. Juiz de Direito de Piracuruca. Juiz federal substituto. 
Senador de 1915 a 1924, chegou a 1º Secretário do Senado.

 
Em Teresina, desenvolveu intensa atividade educacional e jornalística. Diretor dos educandários Ateneu Piauiense, 24 de Janeiro e São Vicente de Paulo; redator de O Norte, O Estafeta e Jornal de Notícias, um dos fundadores de A Pátria, fundador de A Notícia e O Dia. 

Ao deixar o Senado, exerceu o cargo de Juiz distrital de Marvão (hoje Castelo do Piauí). Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. Membro da Academia Piauiense de Letras. Publicou: A Guerra do Fidié (história), Imunidades parlamentares, Um Manicaca (romance), Psicologia do Cristianismo, Autonomia municipal, O Piauí na Confederação do Equador, Aspecto do Piauí. 

Deixou ainda publicados vários discursos e conferências. Um dos maiores polígrafos da terra piauiense. Faleceu em Teresina, em 28 de setembro 1928.



Fonte: Kenard Kruel Fagundes
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox