Destaques

terça-feira, 29 de setembro de 2015

CASTELO DO PIAUÍ E CIDADES ADJACENTES: Porque Protestar Contra a Eletrobras?

A energia elétrica chegou em Castelo do Piauí, nos últimos anos da década de 70. Antes os moradores da sede municipal dependiam de uma usina, que funcionava ao lado da Cadeia Pública. Diariamente o grupo gerador era ligado por volta das 18 horas, com o desligamento acontecendo 4 horas depois. Poucas pessoas tinham acesso ao benefício, a maioria absoluta da população dependia de lamparinas e candeeiros que forneciam claridade a base de óleo diesel ou outros combustíveis disponíveis à época.

Com o êxodo de interioranos migrando para a zona urbana, a cidade cresceu provocando aumento na demanda de residências que passaram a usar energia elétrica fornecida pela Eletrobras Distribuição Piauí (Antiga Cepisa). O aumento foi tanto que levou a empresa instalar uma subestação na cidade, fato ocorrido em meados da década de 90. 

Passados 25 anos, os investimentos foram mínimos e a precariedade do serviço é notado todos os dias devido à constante oscilação que acontece com afundamentos que chegam a mais de 6 no período de uma hora.

Cansados de reclamar e solicitar providências por parte da prestadora e não ver nada de concreto acontecer, os consumidores de Castelo do Piauí, estão se mobilizando para realizar uma manifestação popular na quinta-feira, 8 de Outubro, às 7 horas da manhã no pórtico de Castelo do Piauí. A intenção dos organizadores, é fazer com que a maioria dos consumidores prejudicados de: Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí e Juazeiro do Piauí, vão às ruas no mesmo dia em suas respectivas cidades e demonstrem através de protesto a insatisfação com os serviços e atendimento prestado pela Eletrobras na região. 

A manifestação é mais que justificada. Todos estão tendo prejuízos e pagando caríssimo por uma luz de péssima qualidade. Exercendo o poder de reivindicar seus direitos, os populares estão ávidos por ações que melhore a energia e menos blá, blá, blá dos representantes eleitos pelo povo e da concessionária de energia.


Segunda-feira, 28 de Setembro, membros da sociedade civil organizada compareceram à uma reunião na AABB de Castelo do Piauí, e deliberaram sobre o evento que vai mobilizar e movimentar os moradores no sentido de realizar a manifestação/protesto pacífico dia 8 de Outubro.

 



Por: Jurandir Viana 
Fotos: Igo Rafael     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox