Destaques

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BURITI DOS MONTES: Secretaria de Educação Realiza Oficina Com Campeões de Leitura !!

Educadores buritienses trabalhando para alcançar objetivos.

Nos últimos anos, a demanda pela leitura e pelo domínio da linguagem escrita tem tomado uma proporção maior. Esse tema tem mobilizado educadores e gestores na proposição de projetos e ações, cujo foco é o desenvolvimento de práticas leitoras dentro e fora das escolas. São iniciativas que consideram o hábito de ler e escrever como atividades capazes de interferir tanto em aspectos cognitivos relacionados à aprendizagem, quanto em aspectos relacionados a formação cidadã.

O domínio da leitura e da escrita também é condição para o bom desenvolvimento de outros conteúdos escolares e, também, para que, depois de concluída a educação básica, o cidadão possa continuar aprendendo e se desenvolvendo com autonomia. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Montes implantou em 2009 o Projeto Campeões de Leitura que tem como objetivo geral formar alunos leitores por meio da participação dos mesmos em um campeonato de incentivo à leitura de livros que ocorre ao longo de todo ano letivo.

O Projeto já está na sua 7ª edição e se consagra como uma das melhores iniciativas da Rede Municipal. Suas ações têm foco na formação de alunos leitores. Por este motivo, a meta estabelecida pelo projeto é que cada criança leia anualmente um mínimo de 40 livros por ano. Para o alcance da meta, a leitura é valorizada por todos da comunidade escolar e as atividades em sala de aula são realizadas num clima favorável que possibilita escolhas, manuseio, encantamento e o prazer, oportunizando, ainda, a emissão de opiniões e a troca de ideias entre os leitores.

Todas as escolas municipais dispõem de cantinhos de leitura nas turmas do 1º ao 5º ano, as escolas que atende do 6º ao 9º possuem salas de leitura. O Projeto contempla várias atividades durante o ano, entre elas: escolha de livros para serem trabalhados durante a semana; teatros literários nas escolas; pesquisas sobre autores e obras literárias; rodas de leituras; chás Literários; exposição de vídeos e filmes baseados em obras literárias, entre outras.

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Buriti dos Montes realizou, hoje, dia 27 de novembro última etapa das atividades do Projeto referente ao letivo de 2013. A oficina teve como tema: A importância da Leitura. A oficina de leitura contemplou as seguintes atividades: Apresentação da Peça de Teatro: Reunião dos Brinquedos; Apresentação do Livro Infantil: A menina que detestava livros – ManjushaPawagi; Apresentação de vídeo sobre a obra; Atividade de interpretação escrita, produção de texto e ilustração e por último a entrega de lembranças/ homenagens e encerramento. Depois os participantes almoçaram juntos.

A realização da oficina de leitura tem como objetivo: classificar, reconhecer e premiar os (as) alunos (as) com melhor desempenho em leitura (número de livros lidos), interpretação e produção de texto. A seleção e classificação foi realizada a partir das seguintes categorias: Ensino Fundamental (1º ao 3º ano); Ensino Fundamental (4º e 5º ano) e Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

O resultado final e as premiações serão realizadas em janeiro de 2016.



Fonte: Portalburiti.com
Edição: Jurandir Viana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox