Destaques

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CASTELO DO PIAUÍ: Durante Entrevista, Dr. José Maia, Falou Sobre Diversos Temas, Como a Atual Situação Politica do País, a Crise Instalada na Economia Brasileira e Das Dificuldades Enfrentadas Pelas Prefeituras Com a Diminuição Dos Repasses !!

O prefeito de Castelo do Piauí, Dr. Zé Maia, recebeu os portais Casteloemfoco e Portal Marvão.com, para um balanço das ações realizadas em 2015. Durante a entrevista, o prefeito falou sobre a atual situação política do país, da crise instalada na economia brasileira e das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras com a diminuição dos repasses.

Dr. Zé Maia falou ainda do seu afastamento do cargo de prefeito e analisou a sucessão municipal do próximo ano. Segundo ele, com as mudanças na legislação eleitoral, a campanha será completamente diferente das anteriores. Por último, Zé Maia fala das obras realizadas em 2015 e do planejamento para 2016.

E N T R E V I S T A

DOUGLAS CORDEIRO – Estamos chegando ao final de 2015 que foi um ano cheio de desafios, principalmente na área política, com o seu afastamento o cargo de prefeito. Olhando para tudo que aconteceu, qual sua avaliação?

DR. ZÉ MAIA – Sem dúvida, foi um dos anos mais difíceis da minha vida. De repente, você é surpreendido por uma decisão judicial que o afasta do cargo para o qual foi eleito de forma democrática, pela maioria da população. Em resumo, fui acusado de ter sido beneficiado por ações da equipe do então prefeito Wilmar Cardoso que teriam desequilibrado a disputa eleitoral e também fui incriminado em dois artigos da Lei Eleitoral: capitação ilícita de votos e abuso de poder econômico. 

O primeiro fui absolvido em Teresina, inclusive a testemunha montada que me incriminou sobre a compra de votos foi desqualificada. É importante destacar que o Wilmar Cardoso é um político sério e comprometido com a transparência. Tenho a convicção de que nenhuma ação ilegal foi cometida por ele ou por qualquer membro de sua equipe. Por isso, recorri da decisão e retornei ao cargo através de uma liminar. Estou aguardando o julgamento final e tenho certeza que provarei minha inocência. 

O importante é que a normalidade foi restabelecida. Estou no meu quinto mandato de prefeito e tenho um histórico de respeito as leis e cumprimento dos meus deveres. Tenho uma reputação gestor responsável, que foi conquistada com muito trabalho e a população de Castelo tem a consciência do meu compromisso com a cidade e com a aplicação correta dos recursos públicos.
"Tenho certeza que ao final a justiça vai provar quem está certo e tenho consciência de crime algum foi cometido. Quanto a oposição, os autores do processo fizeram o que acharam que era correto. Isso faz parte da política e é preciso ter a sabedoria necessária pata lidar com tudo isso"

DOUGLAS CORDEIRO - O senhor ficou com alguma mágoa por conta deste processo?

DR. ZÉ MAIA – Não guardo mágoas de ninguém. Tenho todos os questionamentos que se possa imaginar em relação a este processo, mas não vou ficar falando a respeito deste assunto. Tenho certeza que ao final a justiça vai provar quem está certo e tenho consciência de crime algum foi cometido. Quanto a oposição, os autores do processo fizeram o que acharam que era correto. Isso faz parte da política e é preciso ter a sabedoria necessária pata lidar com tudo isso.

DOUGLAS CORDEIRO – O senhor tem sofrido críticas de que sua gestão deixou a desejar e que poderia ter sido feito muito mais. Por que sua gestão não avançou mais?

DR. ZÉ MAIA – Este foi um ano difícil para o Brasil tanto do ponto de vista político quanto econômico. O país está infelizmente mergulhado no maior caso de corrupção de sua história. As investigações da operação Lava-Jato mostram os bilhões de reais que foram retirados dos cofres públicos para o enriquecimento de vários políticos e empresários e também para o financiamento de campanhas eleitorais. 

Temos um processo de impeachment da presidente em curso, o presidente da Câmara dos Deputados também investigado por corrupção, ou seja, uma profunda crise política. A economia vive também uma grave crise. Inflação em alta, desemprego também, elevação dos combustíveis, gás de cozinha, água e luz. 

As prefeituras foram duramente penalizadas com a diminuição dos repasses. Com menos dinheiro, temos que manter as responsabilidades com o funcionamento dos serviços públicos, com o pagamento do funcionalismo e dos fornecedores. Em relação as obras, fizemos o que foi possível diante da redução dos recursos federais e estaduais. É importante destacar que como não apoiamos o Governo, não contamos com a ajuda direta do Estado para a realização de obras em Castelo.
"Espero que o Congresso Nacional tenha maturidade e equilíbrio para tomar as decisões corretas e que possamos passar logo por este período de turbulência e que o país retome o caminho do crescimento"

DOUGLAS CORDEIRO– Quais as ações da prefeitura em 2015?

DR. ZÉ MAIA – Apesar das dificuldades, conseguimos realizar obras que melhoraram a qualidade de vida da população. Construímos uma pista de Cooper, a praça da rodoviária, fizemos a construção e recuperação de mais e 200 km de estradas vicinais, entregamos a unidade básica de saúde da rua Abdias Veras quadras de esportes nos bairros Piçarra, Bela Vista e no povoado Açude do Mão Cortado. 

Além disso, construímos salas de aula nos povoados Lagoa do Frio e Buriti do Sobrado, entregamos também uma academia de saúde, perfuramos poços tubulares nas localidades Araçá Salgado, Baixão dos Cocos, Brasileira, Serrinha e Manoel dos Santos, além do aterro sanitário e a reforma do matadouro. Foram adquiridos também 02 (dois) Fiat para a Secretaria de Saúde com recursos próprios e agora no final do ano, adquirimos uma L-200 e um outro Fiat. Já para 2016, será iniciada a construção da Unidade Básica de Saúde no bairro Piçarra e a construção de uma unidade escolar com 12 salas de aula, que já está em andamento.

Alguém pode dizer que é pouco, mas diante de uma economia em crise, da diminuição dos repasses como disse, entregar essas obras e manter a prefeitura saneada, sem débitos e com servidores e fornecedores pagos, é um sinal de responsabilidade, respeito e compromisso com a população de nossa cidade. Não posso gastar o dinheiro público de forma irresponsável para depois a população pagar o preço. Não fui eleito para isso e minha missão é cuidar bem do dinheiro público e aplicá-lo da forma correta e com responsabilidade.
"Apesar das dificuldades, conseguimos realizar obras que melhoraram a qualidade de vida da população. Alguém pode dizer que é pouco, mas diante de uma economia em crise, da diminuição dos repasses como disse, entregar essas obras e manter a prefeitura saneada, sem débitos e com servidores e fornecedores pagos, é um sinal de responsabilidade"

DOUGLAS CORDEIRO – Em relação a este cenário de crise, como o senhor acha que tudo isso vai acabar?

DR. ZÉ MAIA – Espero que tudo se resolva da melhor forma possível. Não é segredo para ninguém que sou oposição aos governos federal e estadual. Mas diferente de muitos políticos que conheço, não acho que quanto pior, melhor. 

Espero que o Congresso Nacional tenha maturidade e equilíbrio para tomar as decisões corretas e que possamos passar logo por este período de turbulência e que o país retome o caminho do crescimento. Mas é importante que o combate a corrupção continue sem tréguas e que o as nossas instituições sejam cada vez mais aparelhadas para identificar e punir aqueles que praticam esse mal que atinge a nossa população.

DOUGLAS CORDEIRO – Próximo ano tem eleições municipais e com regras eleitorais diferentes. Como será essa eleição na sua opinião?

DR. ZÉ MAIA – Teremos apenas 45 dias de campanha, a metade do tempo que historicamente tínhamos para trabalhar as candidaturas. Os mecanismos de controle dos recursos aplicados na campanha são mais rigorosos e tudo isso vai influenciar positivamente no pleito eleitoral. Cada vez mais, o eleitor vai avaliar o histórico de serviço prestado do candidato e menos o poder econômico demonstrado durante a campanha. 

O eleitor vai avaliar a realização de obras, a qualidade da administração, porque está cada vez mais consciente do papel que cada político de desempenha e o que cada um pode fazer ocupando ou não cargo público e tudo isso vai ser considerado na hora do voto. Participarei ativamente do processo eleitoral, como sempre fiz, olhando no olho de cada castelense, conversando e prestando conta do nosso trabalho.
"Que Deus possa abençoar cada castelenses e proporcionar muita saúde para superarmos os desafios que virão. Como prefeito, assumo o compromisso de cuidar cada vez mais com responsabilidade de Castelo e fazer tudo que estiver ao meu alcance para melhorar a vida de cada castelense"

DOUGLAS CORDEIRO– Sua mensagem final para os castelenses.

DR. ZÉ MAIA – Ano que vem enfrentaremos mais uma eleição municipal. Quero assumir o compromisso com os castelenses de que faremos uma campanha transparente, sem xingamentos e sem ataques pessoais. Vamos fazer uma campanha propositiva, discutindo os problemas de Castelo, apresentando soluções e ouvindo nosso povo. 

Temos certeza do trabalho realizado durante todos estes anos e sempre estamos abertos para novas ideias e sugestões para melhorar ainda mais a cidade, mas sempre com humildade, coração aberto e respeito as pessoas. Aos castelenses, desejo um ano de 2016 de muitas realizações, que seus sonhos se tornem verdade. 

Que Deus possa abençoar cada castelenses e proporcionar muita saúde para superarmos os desafios que virão. Como prefeito, assumo o compromisso de cuidar cada vez mais com responsabilidade de Castelo e fazer tudo que estiver ao meu alcance para melhorar a vida de cada castelense. Um feliz ano novo a todos. Obrigado pela oportunidade de conversar mais uma vez com os castelenses.



Por: Douglas Cordeiro 
Fotos: Igo Rafael (Portal Marvão)
Edição: Jurandir Viana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox