Destaques

segunda-feira, 25 de abril de 2011

É DO PIAUÍ, A MAIOR REVELAÇÃO DO FUTEBOL AMERICANO.

Piauiense é artilheiro de time nos Estados Unidos


Paulo Araújo joga no Real Salt Lake, de Utah, time da primeira divisão de futebol dos EUA
 
Paulo Araújo
Nunca passou pela cabeça do piauiense Paulo Araújo Júnior trocar sua cidade natal por outra que não fosse Teresina. Nascido na capital, mas levado a Francinópolis ainda bebê, em 1989, a realidade tornou o sonho de ser jogador de futebol uma necessidade.

Aos 14, por convite de seu tio Valci Araújo, foi morar na capital piauiense para tentar carreira nas bases do Flamengo. As dificuldades eram inúmeras, desde chuteira até vale transporte. "Tio Valci me viu jogar em Francinópolis e me perguntou se queria ser jogador de futebol. Aceitei. Ele me ajudou em tudo. Até dindin ele comprava pro lanche", confessou o hoje, jogador do Real Salt Lake, de Utah, time da primeira divisão de futebol dos Estados Unidos.

A Major League Soccer, divisão de elite do futebol estadunidense, movimenta milhões de dólares há 15 anos e representa um dos mercados esportivos mais ascendentes, no que se refere a investimento, patrocínios e craques. David Backham, Tierry Henry e Donovan completam a lista das inúmeras estrelas que brilham, vez ou outra, no mesmo palmo de gramado que o piauiense.

No entanto, até calçar chuteiras novas, comprar sua casa própria e dar uma vida melhor aos familiares a labuta foi difícil. Paulo Jr, pouco tempo jogou em sua terra. Passou por Flamengo e Piauí EC onde, através de Toinho (campeão brasileiro pelo São Paulo, na década de 70), foi levado por um empresário da Traffic para jogar na selva de pedra paulista.

O tempo voava e em janeiro de 2006, foi jogar no Despotivo Brasil, depois transferido para o São Bento de Sorocaba. O Ituano foi a camisa vestida em 2008 e um ano depois o treinador Zinho o levou para jogar no Miami FC, clube onde o baixinho (e matemático) Romário incluiu alguns gols, em suas contas rumo ao milésimo.

Yes, I can!
O cabra acreditou em si. Iniciou sua carreira internacional em um pequeno clube americano, mas o sonho de fazer carreira nos gramados o motivou a suar cajuína em busca de resultados. Atuando em Miami, sua ótima temporada 2010 fez revelar ao país americano um piauiense(zim) veloz, habilidoso e de bom passe. Logo, LA Galaxy e Real Salt Lake se interessaram pelo potencial do garoto de 21 anos. A título de empréstimo, assinou com o segundo, onde atua até hoje.

A adaptação foi surpreendente. Porém ele assume: "É difícil falar inglês, mas estou me esforçando". O clube, classificado para a Champions League da Concacaf, realiza a melhor campanha de um clube americano no torneio. Na próxima quarta-feira, será disputado o jogo de volta da final entre Monterey-MEX e Real Salt Lake-USA.

Na primeira partida, disputada no México, o placar ficou em 2 a 2. "Estamos muito confiantes para o jogo de volta. Entraremos no Rio Tinto com vontade de vencer a Champions e realizar o sonho de disputar um Mundial Interclubes em dezembro", confessa.

Durante entrevista ao Artilheiros EC, Paulo Jr. Relembra sua trajetória, desde quando jogava nos campos de piçarra em Francinópolis, seu primeiro emprego em um lava-jato, até a honra de ser cobiçado pelo time onde joga David Beckham, onde marcou um dos quatro na goleada pelo "Americanão 2010/11".

O certo é que, assim como as dezenas de Pedros, Joaos, Marias e Helenas, Paulo Araújo Júnior é um piauiense que, assim como você Apostou e Acreditou.


  • Fonte: artilheirosec.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox