Destaques

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MERCADO DA BOLA: QUEM VAI CONTRATAR MELHOR NO EXTERIOR ?

Chance de antecipar a janela promete aquecer mercado


Clubes podem se beneficiar e contar com reforços já a partir de 15 de junho

Caso venha a ser concretizada, a antecipação da janela de transferências beneficiará não apenas os clubes que já contrataram jogadores do exterior, mas também aqueles que planejam se reforçar com jogadores de lá fora. A mudança promete acelerar o ritmo das negociações por estes atletas.

Até o momento, jogadores que chegarem do exterior só poderão estrear na abertura do mercado, prevista para 3 de agosto. O pedido para antecipação da janela, articulado principalmente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), permitiria que estes reforços jogassem já a partir de 15 de junho.
Alex, Juninho, Gilberto Silva e Dudu Cearense teriam suas estreias antecipadas com a antecipação da janela (ARTE: Fábio Mendes)
A mudança vai alterar o ritmo das negociações de clubes que até então buscavam com mais tranquilidade a contratação de jogadores que atuam fora do país.

O Grêmio, por exemplo, já trouxe do exterior o atacante Miralles, ex-Colo Colo (CHI), e o volante Gilberto Silva, que estava no Panathinaikos (GRE). Mas segue de olho em Paredes, também do clube chileno, e Ibson, do Spartak Moscou (RUS).

- O mercado fica muito mais aberto para todos. A antecipação pode ampliar as possibilidades de negócios - disse o vice de futebol do Grêmio, Antônio Vicente Martins.

Luiz Augusto Veloso, diretor de futebol do Flamengo, também vê com bons olhos a antecipação. Hoje, a maior parte da lista de reforços do Rubro-Negro vem do exterior. Nomes como os do atacante André, do Dínamo de Kiev (UCR), e do zagueiro Juan, da Roma (ITA), estão nela.

- É sempre melhor (a antecipação), mas, na verdade, não temos uma política de contratações que não se define por isso - afirmou.

O Santos, que deseja Zé Roberto do Hamburgo (ALE), é outro que pode acabar beneficiado com a janela.

TRÂMITES PARA A MUDANÇA

REGRAS

Segundo a Fifa, cada país pode ter uma ou duas janelas de transferência por ano. A primeira deve acontecer entre uma temporada e outra. Sua duração não pode ultrapassar 12 semanas. A segunda deve acontecer no meio da temporada, com até quatro semanas. Os dois períodos devem ser informados à Fifa com pelo menos 12 meses de antecedência.

MUDANÇAS

Sob circunstâncias excepcionais, as federações podem modificar os períodos de transferências, desde que o façam antes da abertura do mercado. A CBF possui algumas alternativas para justificar a mudança. Uma seria de que ela já aconteceu no ano passado sem transtornos. Outra seria de que o pedido está dentro do prazo, não causando prejuízo para o sistema da entidade.

MUDANÇA NÃO SERÁ IMEDIATA

Havia certa expectativa de que nesta quarta-feira mesmo poderia ser anunciada a antecipação da janela. Mas o processo levará mais alguns dias para ser concluído.



Com Informações do Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox