Destaques

domingo, 13 de novembro de 2011

REDE GLOBO REPERCUTE INADIMPLÊNCIA DO GOVERNO PIAUIENSE EM RELAÇÃO AO GARANTIA SAFRA

A matéria foi veiculada na manhã deste domingo (13), no programa Globo Rural. A preocupação dos secretários de agricultura dos municipios atingidos é muito grande, as cobranças são feitas a toda hora, e aqueles que pagaram os boletos querem explicações.

Os gestores municipais procuram colocar os produtores a par da situação , e mostram que a culpa não é dos prefeitos. Pequenos agricultores do Piauí podem ficar sem seguro Garantia Safra por causa do Governo do Estado.

Governo Wilson Martins não pagou a parte que era de sua responsabilidade.
No Piauí, 38 mil famílias em 39 municípios estão pleiteando o Garantia Safra.

Os agricultores pagaram a parte deles. As prefeituras também. Mas o governo do estado não realizou o aporte financeiro que deveria ter sido feito até o dia 31 de outubro. Com isso, os agricultores podem ficar sem o seguro.

O coordenador do Garantia Safra no estado reconhece o problema. "Houve um atraso, mas há uma preocupação de pagar e não prejudicar os municípios", ressalta Jânio Rufino.

O agricultor Antonio Borges mora no povoado Tapera, zona rural do município de Picos, a 310 quilômetros de Teresina. A escassez de chuva no primeiro semestre comprometeu o plantio, mas, para amenizar o prejuízo, Antonio esperava receber a ajuda do Garantia Safra. Para entrar no programa, ele pagou R$ 6,40.

O governo do Piauí prometeu colocar em dia os pagamentos, mas, como isso está sendo feito com atraso, Laudemir Miller, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, explica se os
agricultores que tiveram perdas este ano ainda podem ser atendidos. "Estamos trabalhando com o governo do estado para regularizar a situação e fazer com que o programa continue beneficiando os agricultores do Piauí. Com isso, o pagamento poderá ser feito normalmente, após a regularização".

Em Castelo do Piauí, a secretária de agricultura Fátima Nascimento, disse está bastante preocupada com esta situação, os agricultores e o gestor municipal cumpriram com sua parte, por outro lado o governo do estado, não fez o repasse para o governo federal complicando a vida daqueles que dependem das parcelas do seguro safra para amenizar as percas nas culturas tradicionais: Arroz, feijão, milho e mandioca.



Com Informações do G1, Com Adicionais de Jurandir Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox