Destaques

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

JOÃO HAVELANGE RENUNCIOU AO CARGO QUE TINHA NO COI

Entidade informou em nota que "recebeu a renúncia de Havelange e que o COI fechou o caso"

A Fifa confirmou nesta segunda-feira que João Havelange, 95, renunciou ao Comitê Olímpico Internacional (COI), informou a agência de notícias Associated Press.

Ex-sogro do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Havelange era membro da entidade olímpica há 48 anos e era um dos homens mais influentes do esporte mundial. O brasileiro apresentou sua carta de renúncia na última quinta-feira.

A entidade que dirige o futebol mundial, e que Havelange foi presidente, informou em nota que "recebeu a renúncia de Havelange e que o COI fechou o caso".

O COI, por sua vez, confirmou no meio da tarde que o presidente da entidade, Jacque Roggé, recebeu a carta do brasileiro.

A ação acontece poucos dias antes de o comitê de ética do COI recomendar sanções pesadas contra Havelange no caso envolvendo a agência ISL, que trabalhava com o marketing da Fifa.

Havelange, membro do COI desde 1963, está sob investigação por supostamente receber um pagamento de US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão) da ISL. Dois outros integrantes do COI, Lamine Diack e Issa Hayatou, também estão sob investigação, mas devem sofrer sanções menores.

A suspensão de dois anos ou até mesmo a possível expulsão era esperada na reunião da próxima quinta-feira no conselho executivo do COI, em Lausanne, na Suíça.Com sua renúncia, o caso de ética contra ele deverá ser arquivado.

O comitê executivo do COI vai se reunir esta semana para discutir as investigações do comitê de ética sobre os três membros e anunciar eventuais punições, que podem ir desde a suspensão temporária até a exclusão da entidade olímpica.

O COI tem empreendido uma campanha de combate à corrupção após o escândalo de subornos de Salt Lake City, que resultou na expulsão de quatro membros da entidade que receberam dinheiro em troca de votar na cidade norte-americana como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.



Com Informações da Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox