Destaques

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ELEITOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE JUAZEIRO DO PIAUÍ

Representantes de entidades organizadas escolheram, através do voto, os novos membros do Conselho Tutelar de Juazeiro do Piauí. A eleição aconteceu no último sábado (21), das 08 horas às 15 horas, nas dependências do Instituto Municipal João Francisco Andrade. Onze candidatos disputaram as cinco vagas.

11 candidatos disputaram as 5 vagas

Das 15 horas às 17 horas os mesários apuraram os votos e proclamaram os cinco membros eleitos e os dois suplentes. Os novos conselheiros terão um mandato de três anos. Cada entidade tinha direito a apresentar dois representantes para votar, sendo que cada um podia votar em cinco candidatos.

Conselheiros(as) eleitos(as) e sua respectiva votação

Maria Simone de Oliveira Gomes (76 votos)
José Luís de Sousa Visgueira (70 votos)
Gisele Alves de Macedo (66 votos)
João da Cruz Gomes da Silva (65 votos)
Adriana dos Santos (58 votos).

Suplentes e sua respectiva votação:

1º suplente: Francisco Daniel Macedo Costa (50 votos)
2º suplente: Liviane da Silva Matos (42 votos).

Entenda algumas funções do Conselho Tutelar (trecho extraído de matéria do site Guia Dicas Grátis - http://www.guiadicasgratis.com/qual-e-a-funcao-do-conselho-tutelar/):

Nas escolas muito se ouve falar sobre Conselho Tutelar, mas muita gente desconhece a verdadeira função ou mesmo do que se trata tal termo. Pois bem, vamos a uma breve explicação. O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

O Conselho Tutelar é constituído por cinco Conselheiros que são devidamente escolhidos pela comunidade local e assim cumprem um mandato de três anos. Esses Conselheiros são as pessoas responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamentos adequados para a solução de problemas relacionados aos mesmos, mas também existem outras pessoas que fazem parte desse órgão que auxiliam tais processos em conjunto com os Conselheiros.

Os casos que podem e devem ser encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes. Assim que recebem uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescente, o Conselho Tutelar como um todo passa a acompanhar o caso devidamente, para assim definir a melhor maneira de resolver o problema e devolver ao indivíduo o direito de poder usufruir de tudo aquilo que está previsto em lei, ou seja, no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Caso os pedidos não sejam atendidos, o Conselho Tutelar tem como papel também encaminhar o caso ao Ministério Público, para que assim sejam tomadas todas as providências jurídicas necessárias.



Fonte: Juazeiroalerta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox