Uma forte chuva na madrugada desta terça-feira (22) fez o açude da zona urbana de Alegrete do Piauí, a 384 km de Teresina, transbordar e alagar a cidade. O município ficou parcialmente coberto pelas águas, causando prejuízos e deixando muitas famílias desabrigadas.
O açude transbordou devido a chuva desta
A chuva que despencou sobre Alegrete do Piauí esta semana representa um cenário oposto ao que se costuma observar na cidade, que é uma das que mais sofrem com a estiagem no Estado.
Segundo o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, os danos provocados pelo temporal atingiram toda a cidade. "Isso nunca tinha acontecido antes. Muitos moradores tiveram suas casas invadidas e perderam tudo. Carros foram arrastados por mais de 400m, bancos de praças arrancados, bueiros estouraram e postes e asfaltos foram arrancados", relata Márcio Alencar.
Pelo menos dez famílias ficaram desabrigadas, depois que suas casas desabaram. Outras cerca de 20 moradias estão ameaçadas.
O prefeito Márcio Alencar estava em Teresina quando a chuva torrencial arrasou Alegrete do Piauí. Ele aproveitou para falar pessoalmente com o secretário estadual de Defesa Civil, Ubiraci Rocha, e, ainda em Teresina, decretou estado de emergência em seu município. "A cidade ficou incomunicável, sem telefone, internet e luz elétrica. Isso é uma catástrofe", lamenta Márcio Alencar.
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil do Estado fará uma vistoria nas casas para detectar os estragos causados pela enchente. "Os técnicos vão avaliar se as famílias poderão permanecer em suas casas ou terão que sair. Algumas pessoas já foram para casas de parentes, escolas e creches".
Fotos: Portal Novos Tempos
A Prefeitura de Alegrete do Piauí também acionou biólogos e técnicos para vistoriarem a barragem que fica 2 km acima da cidade. O prefeito Márcio Alencar teme que as chuvas provoquem o rompimento da represa, levando à inundação de parte da cidade, como ocorreu com Algodões I, em Cocal, no ano de 2009. "Essa barragem requer cuidados, pois ela é feita de terra. Ela está 'sangrando' e o nosso maior medo é que, com essas chuvas, ela venha a romper", ressalta o prefeito.
Ele acrescenta que a prefeitura está fazendo todos os esforços para ajudar as famílias afetadas, principalmente na locomoção para locais seguros.
O secretário de Defesa Civil do Estado, Ubiraci Carvalho, disse que só nesta quarta-feira os técnicos enviados à cidade poderão fazer uma análise mais detalhada da situação do município.
Fonte: Portal O Dia
Edição: Jurandir Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário