O Presidente da Federação, Cesarino Oliveira, tem se empenhado para que os clubes participantes do Campeonato Piauiense tenham incentivos importantes no aspecto financeiro e a manutenção de conquistas de vagas em eventos da CBF. Inicialmente houve o contrato com uma fabricante de bolas, livrando os clubes desse item no elenco de despesas.
Foi em busca de patrocinadores e, pelo menos um foi assegurado. Não temos os valores do acordo financeiro, mas, com certeza, terá sua importância na cobertura de alguns custos do Campeonato. Mais um patrocinador ainda está em negociação.
Em relação à participação de poderes públicos, ainda não houve definição. Os contatos continuam com o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina. Já escrevemos aqui que não se trata de doação de dinheiro, mas a compra de espaços em locais de jogos e treinos, nas camisas de clubes e associoação a campanhas de cunho social, de real interesse do povo, do Estado e da Prefeitura, além de contribuir para geração de emprego e renda. É assim em muítas, ou quase todas as partes do mundo.
Ao final do Campeonato Piauiense, o campeão receberá um prêmio de 50 mil reais, além de 10% das rendas de todos os jogos da competição. Se a arrecadação total chegar a um milhão de reais, serão faturados mais 100 mil. E ainda ganhará um carro. E dependendo, é claro, do seu desempenho nas semifinais e finais, a conta bancária estará mais gorda.
A criação pela FFP do fundo de participação - 10% das rendas dos jogos - foi uma ação voltada para o fortalecimento do representante piauiense na Série D do Campeonato Brasileiro. É o que está no art. 12 do regulamento.
Outro ponto do regulamento que favorece o time piauiense na Série D, é não participar da Copa Piauí, a fim de ficar inteiramente dedicado à competição da CBF.
E tem mais: o Campeão Piauiense de 2013 estará na Copa do Brasil de 2014. Juntando tudo, ganhar o título da temporada será um excelente negócio.
SISTEMA DE DISPUTA
Cada clube deve ficar de olho no sistema de disputa.Na fase de classificação serão todos contra todos, em jogos de ida e volta. Os 4 primeiros irão para as semifinais, de onde sairão os finalistas.
E é bom não esquecer os critérios de desempate para aferição de índice técnico e mando de campo. São os seguintes:maior número de pontos ganhos, maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de pontos ganhos no confronto direto, maior número de gols marcados no confronto direto e sorteio.
Por: Dídimo de Castro
Edição: Jurandir Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário