Destaques

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Historiadores Fazem Incursão Pelo Interior de Castelo do Piauí e Registram em Fotos !!

Em meio à caatinga (Mata Branca em Tupi/Guarani), encontramos paisagens ainda verdes que resistem a grande estiagem que se estende no Nordeste brasileiro e o belo voo dos marrecos sobrevoando ao açude que dá nome ao povoado, e uma revoada de jaçanãs.

 
Mesmo com a escassez de chuva, os pássaros continuam fazendo ninhos às margens do açude.

Registramos também a bela casa feito por um João de Barro, pássaro romântico e excelente arquiteto natural.

 
O dono da casa não quis aparecer na foto.

Na volta para casa fomos presenteados por belo e imponente arco íris na Ladeira do Rabicho e fotografamos um sertanejo na companhia de seu neto vindo para a cidade na sua carroça, felizes, pois esses corajosos homens do sertão, são acima de tudo uns fortes, escreveu, Euclides da Cunha em sua obra os Sertões.


Como nos velhos tempos: Tudo dependia da tração animal.

O Povoado Açude do Mão Cortada, no passado foi área de terra rica e produtiva. Nos dias atuais devido às irregularidades das quadras chuvosas, a vasão de água do açude diminuiu bastante. O pouco que resta serve para saciar a sede dos animais criados pelos moradores do lugar.


Capela de N.S. Aparecida, padroeira do povoado.

Antonio Augusto Vasconcelos Júnior, esteve visitando na companhia de Paulo Clímaco Alves, alguns povoados e localidades pertencentes ao município de Castelo do Piauí, e aproveitaram para registrar fotograficamente esta prazerosa investida pelos rincões do antigo Marvão.


Augusto Júnior, com moradores do lugar.

Augusto Júnior e Paulo Clímaco, são historiadores e fazem parte do corpo de guias da Condatur de Castelo do Piauí. O trabalho realizado pela dupla propiciou à muitas pessoas conhecerem parte da história relacionado ao povo castelense e seus ancestrais.


Paulo Clímaco, distribuindo simpatia com populares.


Por: Jurandir Viana
Colaboração e fotos: Augusto Júnior e Paulo Clímaco    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox